N.117 - A VIDA EM TROCA DE NINHARIA

N.117 - A VIDA EM TROCA DE NINHARIA
 

 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 22.1-6

 

MEDITAÇÃO

“Não quero me lembrar de nada, você entendeu?
E eu quero ser rico... alguém importante...”
CYPHER, negociando a traição de NEO (Matrix)

“Ninguém realmente paga pela traição com prata...
O preço de qualquer traição sempre é pago com carne.”
STEPHEN KING

“Beijos... beijos... beijos...
Beijos nem sempre são o que parecem
Beijando-lhe o rosto, fingindo-se amigo,
Judas a Cristo TRAIU” 
GUILHERME KERR
Judas do Beijo • ERAM DOZE

 

QUANTO VALE A VIDA? Quanto vale a vida de um homem? Quanto vale a vida de Deus? Trinta moedas? Uma fortuna? A promessa de uma vida melhor? Desejos ou projetos realizados??

Ele andou com Jesus, ouviu Seus ensinos, alegações e alertas, testemunhou Seus milagres e recebeu o mesmo tipo de instrução dos demais discípulos. Apesar disso tudo, Judas a Cristo traiu...

Alguns revisionistas da História até vêm tentando fazer colar nele uma aura de herói, baseando-se em documentos – o dito Evangelho de Judas – que contariam outra história. Segundo tais fontes, Judas não seria um traidor, mas um corajoso colaborador de Jesus que, sendo Seu discípulo preferido (!), teria recebido do próprio Cristo a incumbência de entregá-lO para ser julgado e morto. Por fim, Judas não teria se enforcado, mas se exilado no deserto, adotando um estilo de vida solitário e contemplativo.

Porém, os Evangelhos canônicos – Mateus, Marcos, Lucas e João – não deixam qualquer dúvida sobre o que ocorreu, de fato¹: houve uma traição e sua dinâmica foi demoníaca.

Dentre eles, o mais contundente talvez seja Lucas: “Então, Satanás entrou em Judas Iscariotes” (22.3), isto é, literalmente Judas foi controlado pelo diabo. Seu coração cheio de desejos estava exposto, pois ele nunca se rendera a Cristo, de fato. Era uma presa fácil.

Perturbador? Sem dúvida. Mas, absolutamente didático, também.

Didático, pois, apesar da traição de Judas ter sido um ato hediondo, único na história, experimentou implicações que podem ser, em grande parte, compartilhadas por qualquer ser humano que tente construir o mesmo tipo de relação usurária que o beijoqueiro traíra tentou emplacar com Jesus.

Para ele, Jesus nunca fora o fim, o centro, mas o meio, a ferramenta. Judas era o centro de Judas. Eis a tragédia anunciada. O alerta, então, é claro: não tente se relacionar com Cristo nos mesmos termos, crendo, com isso, estar nutrindo uma “espiritualidade” verdadeira, pois isso seria mentir para si mesmo e encaminhar a vida para tragédias completamente desnecessárias.

Satanás, como o grande falsificador que é, continuará vendendo mentiras como se fossem verdades, disfarçando tragédias como comédias, feiura como beleza, oferecendo ninharias em troca do bem mais precioso dado por Deus ao ser humano: vida com Ele.

Por fim, é importante frisar que embora a situação dos verdadeiros cristãos seja bem diferente da de Judas (em relação a Satanás e ao destino eterno), nossa vida com Deus pode se tornar inoperante e inútil, caso cedamos aos flertes mentirosos do diabo. O caminho para evitar tal perigo desnecessário, então, é perseverar e resistir às suas falsificações, jamais negociando o desfrute das riquezas que já possuímos em Cristo – presentes e futuras – por bugigangas falsificadas que não valem um tostão, que dirá, uma vida.

 

LEIA TAMBÉM
Jo 17.15; 2Ts 3.3; Tg 1.4; 1Jo 5.18-20


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Sua relação com Deus tem sido marcada pela utilidade ou usura?

  • Quais são as mentiras sobre Deus que mais assediam seu coração?

  • Por quais ninharias seu coração é tentado a negociar a fidelidade a Jesus e a confiança nEle?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Deus Querido, bondoso e todo-poderoso!
Que Teu Nome seja honrado e engrandecido em minha vida e através do meu viver.
Por favor, continue protegendo-me do Maligno.
Guarda-me fiel, obediente e confiante em Ti e teu caráter. Em nome de Jesus. Amém!

 

¹Cf. Mateus 10.4; 26.15, 48; 27.3, 9; Marcos 3.19; 14.44; Lucas 6.16; 22.47-48; João 6.71; 12.4; 13.2, 26-27; 18.2.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.