N.126 - A VOZ DO POVO

N.126 - A VOZ DO POVO
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 23.13-25
 

MEDITAÇÃO

Cada geração precisa lidar com os seus dilemas e desafios, e quando vemos o texto de hoje, fica claro a predisposição do povo em ir contra a vontade de Deus. Porém, se nós olharmos para os dias atuais, quais são os nossos desafios?

Vivemos em uma sociedade onde o plural é uma realidade aceita pelo mundo ocidental. Lesslie Newbigin escreve a respeito de uma característica do pensamento pluralista: “O pluralismo é concebido como sendo uma característica própria da sociedade secular, na qual não há um padrão oficialmente aprovado de crenças ou condutas.”¹ Logo, qualquer um pode ter o seu padrão de crença e verdade, e isso deve ser respeitado. Caso contrário, quem questiona é um radical religioso.

O pluralismo surge como resposta a um mundo no qual a Igreja era quem ditava o certo e o errado. Com isso, essa ideologia vem com uma proposta de liberdade, não controlada pelo dogma. Pelo contrário, uma sociedade que está disposta a submeter dogmas e pensamentos a um exame crítico.² Assim vemos o início do processo de secularização que ocorreu nos países desenvolvidos, especialmente Europa Ocidental e Estados Unidos, e também se propagou em parte dos países subdesenvolvidos. A Bíblia saiu do centro e o relativismo, junto com suas ideologias, tomou o seu lugar. E essa realidade tem se espalhando para o restante do mundo, tanto que já é uma realidade nos lugares mais desenvolvidos do Brasil.

Um dos valores dessa sociedade é uma ética pragmática que exclui princípios engessados. Essa não é apenas uma realidade algo fora da igreja, muitos cristãos de boas igrejas têm perdido o seu senso de ética do que é certo e errado. Charles Colson relata uma conversa que ele teve com um jovem cristão de uma boa igreja que fez um curso sobre ética na faculdade Harvard Business School: “Ao regressar, ele comentou o curso com entusiasmo.
- Que tipo de ética eles ensinam? – Perguntei.
- Bem, o professor realmente resumiu tudo no último dia quando disse: ‘Não façam nada que coloquem vocês nas manchetes dos jornais. Isso não é bom para os negócios.’
- Mas isto é puro pragmatismo – repliquei, surpreso. – ‘Não se deixe apanhar. Não deixe a sua empresa com problemas.’ O que isso tem a ver com ética?
- Mas este é o ponto, não é? – Disse o jovem. – Evitar os problemas.”³

Colson relata em seu livro outro testemunho desta falta de ética que vivemos hoje. “Há alguns anos, um repórter do New York Times visitou uma sala de aula do colegial em New Jersey, onde os alunos estavam discutindo o caso de uma mulher que tinha encontrado mil dólares e os tinha devolvido. Todos os quinze alunos disseram que ela era boba. Mas o verdadeiro choque veio depois da aula, quando o repórter perguntou à professora por que ela não tinha dito aos alunos que eles estavam errados. A professora respondeu: ‘Se eu assumisse a posição do que é certo ou errado, não poderia aconselhá-los’.”4

Se a vida for apenas uma ferramenta para que as pessoas consigam obter os seus desejos (prazer ou gratificação emocional), os seus atos sempre serão julgados por considerações utilitárias e não morais. Assim conseguimos entender pessoas que defendem aborto, eutanásia etc.

Não vivemos mais na era moderna, vivemos o pós-modernismo, onde a humanidade se diz mais evoluída e capacitada. O que a Igreja não pode se esquecer é que esse mundo é tão hostil ao evangelho quanto em outros tempos. As questões discutidas são diferentes, mas a hostilidade para com as Escrituras não mudou nem diminuiu nem um pouco.5

 

LEIA TAMBÉM
1Sm 15.22; Jo 14.15; Sl 18.44; Lc 6.46; At 5.29; Tg 1.22

 

PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Como a vontade ou os consensos entre as pessoas pode ser rebeldia contra Deus?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor, nos ensine a te seguir e influenciar as pessoas com aquilo que vem do Senhor, aquilo que tens para a vida deles. Não nos deixe desviarmos da nobre tarefa de influenciar a nossa geração e o nosso tempo, e que em tudo isso sejamos encontrados fiéis ao Senhor.
 

¹NEWBIGIN, LESSLIE. O Evangelho em uma sociedade pluralista – Viçosa – MG: Ultimato, 2016, p.13
²NEWBIGIN, LESSLIE. Op. Cit. p. 13
³COLSON, CHARLES & PEARCY NANCY. O CRISTÃO NA CULTURA DE HOJE. Rio de Janeiro 2006: CPAD p. 154
4 COLSON, CHARLES & PEARCY NANCY p.158
5 MACARTHUR JR, JOHN. Princípios para uma cosmovisão bíblica p. 8-9

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.