N.131 - O CARÁTER QUE A GENTE QUER TER

N.131 - O CARÁTER QUE A GENTE QUER TER
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 23.50-52
 

MEDITAÇÃO

A medida do caráter de alguém é o que ele faria se tivesse a certeza de jamais ser descoberto.
Fonte desconhecida.

NÃO É FÁCIL REMAR contra a maré da mentira, da injustiça, da indiferença, das distorções, das perversões, da violência, das narrativas falsas, entre tantas outras coisas.

No sentido contrário, como é fácil embarcar no bonde do descontentamento, aderir ao lado com o ‘poder’ nas mãos, à turma que grita mais alto, à manipulação, à construção de narrativas distorcidas em favor de si mesmo ou de afetos quaisquer do coração, ao argumentum ad hominem¹, ao ‘cancelamento’, à ‘lacração’, ao comportamento esquivo, etc, etc, etc...

O caráter de uma pessoa pode ser medido pela forma como se engaja ou não na luta contra tais disposições, indiscutivelmente pecaminosas.

Uma coisa é certa: a verdade sobre nosso caráter sempre vem à tona. Cedo ou tarde. Especialmente em momentos em que nossos posicionamentos e convicções são duramente peneirados (Pedro que o diga...).

José de Arimatéia exemplifica o ponto. Ser chamado de bom e justo por Lucas era resultado de um caráter duramente testado, aprovado e reconhecido diante de Deus e dos homens: ele não se omitiu diante dos seus pares, enquanto tramavam contra Jesus; não se acovardou diante da violência perpetrada pelos romanos, identificando-se com o ‘criminoso’ Jesus, perante Pilatos; não se esquivou de assumir o ônus do amparo, provendo sepultamento digno ao Senhor; não se apequenou no momento de maior tensão espiritual experimentado por esse mundo, até aqui.

José posicionou-se ao lado da Verdade e ao lado dela permaneceu o tempo todo, tendo seu caráter testado e aprovado por Deus no momento mais crítico da História. Por essa razão, seu legado de bondade e justiça foram considerados dignos de entrar para a história, registrado pela pena de Lucas sob os auspícios inspiradores do Espírito Santo de Deus. Certificação histórica, dada pelo próprio Deus. Que modelo!

O caráter que Deus deseja imprimir em seus filhos tem essa ‘pegada’ nada modesta de legado que entra para a história. Suas pretensões sobre o nosso caráter não são modestas: Ele deseja, MESMO, fazer-nos semelhantes a Jesus, santificando-nos sem nos descaracterizar. 

Porém, o futuro próximo ou distante (quem sabe? Até mesmo o presente desafiador) evidenciarão se nossas disposições corresponderam ao entusiasmo do Pai: se esse é o caráter que a gente quis e quer ter, de fato, ou se o discurso bonito sobre o assunto foi nada mais que um grande papo furado.

 

LEIA TAMBÉM
Pv 6.12; 16.27; Is 32.5, 7

 

PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • O caráter do cristão precisa ser continuamente aperfeiçoado?

  • Quais são os aspectos de seu caráter que precisam da intervenção de Deus?

  • Como os desafios presentes têm sido utilizados por Deus para aperfeiçoar seu caráter?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Pai de Amor, Tu és bendito!
Exalta Teu Nome sobre tudo e todos!
Que Tua vontade seja cumprida em nossas vidas. Por favor, remova minhas resistências ao Teu trato comigo. Santifica meu caráter. Ajude-me a ser permeável e sensível ao Teu Espírito. Em nome de Jesus. Amém.



¹Procedimento de quem deseja provar seu ponto atacando a integridade do interlocutor ao invés de focar em seus argumentos, apresentando contrapontos a partir de fatos e evidências em torno do assunto debatido.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.