N.44 - COMO PODEMOS CONHECER O CAMINHO?

N.44 - COMO PODEMOS CONHECER O CAMINHO?
 

Texto Bíblico: João 14:1-14

Meditação

É normal que crianças, até uma certa idade, chorem quando são afastadas dos pais, por receio de que eles não retornem. Algo que é denominado como ‘ansiedade de separação’.

Depois de dizer que partiria, e que Pedro o negaria, o ambiente entre Jesus e os doze certamente não era dos melhores. Havia entre eles muito mais do que ‘ansiedade de separação’.

Sempre que a Bíblia fala sobre o futuro, o que está em pauta para Deus é a revelação de que todas as coisas estão sob Seu controle, para nosso conforto. Por essa razão Jesus passou a falar das realidades eternas com o objetivo de acalmar os corações perturbados, em um momento em que tudo parecia estar indo de mal a pior. Suas palavras foram uma verdadeira receita contra a ansiedade, ainda atual: “Não permitam que esta situação os aflija. Vocês confiam em Deus, não confiam? Confiem em mim!” ¹

Jesus não estava apenas sendo agradável com seus discípulos, como comumente fazemos quando queremos consolar alguém. Quantas vezes dizemos para as pessoas que enfrentam problemas que no final tudo dará certo, quando não temos a menor ideia do que acontecerá. As explicações de Jesus tinham propriedade porque Ele falava do que conhecia, e antecipava as providências definitivas para uma vida plena, em um ambiente que Ele chamou de ‘casa do Pai’ (metáfora que não ocorre em nenhum outro lugar nas Escrituras) – um lugar preparado por Ele especialmente, de paz e descanso, em caráter permanente.

Mas a linguagem figurada sobre realidades não tangíveis não soou tão clara para os discípulos. E Tomé deu voz às dúvidas de todos dizendo diretamente a Jesus que eles não teriam como saber o caminho que os levaria para onde Jesus dizia estar indo.

A cruz e a ressurreição são as direções para o acesso a Deus, fonte de toda a verdade e vida. Não é um caminho, é o único caminho. Muita gente considera tal afirmação como arrogante e dogmática. Arrogante, para quem não crê, e imperativa, sim. Não é do nosso jeito, mas do jeito dEle. Seguir por esse caminho representa uma identificação com as obras de Deus, certeza de orações ouvidas, e da presença do Espírito Santo, em nome de Cristo. É uma teologia completa sobre o conhecimento de nós mesmos, dos outros, da sociedade, e de Deus. Como disse um teólogo respeitado. A ‘Teologia do Caminho’ é a que se contrapõe à ‘Teologia da Sacada’ (da mera contemplação e observação).

Não precisamos ser afligidos pelas mesmas dúvidas que a humanidade sem Deus carrega sobre seu destino. Ou pela ansiedade de não saber o caminho. Ainda mais em dias de tantas incertezas. Já conhecemos o caminho – Jesus!

Leia também
Lucas 19:12; Atos 1:11; 1 Tessalonicenses 4:18; Hebreus 10:20; 11:10; Apocalipse 21:1-22:5.


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Estamos certos de que Cristo é o único caminho para Deus, ainda mais vivendo em um contexto de ‘pluralidades’?
  • Quando enfrentamos provações, somos tomados pela ansiedade, ou confortados pela certeza de que Jesus nos deu as direções certas para um presente de conforto nEle, de uma eternidade com Ele?


Sugestão de Oração
“Senhor Deus, tantas coisas conspiram contra nossa tranquilidade, que muitas vezes somos dominados pela ansiedade. Que pelo Teu Espírito sejamos sempre lembrados de que nosso coração deve se aquietar com a certeza do futuro que já foi preparado por Cristo! Oramos em nome dEle! Amém!”

 

¹ João 14:1 – ‘A Mensagem’ (Eugene Peterson)

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.