DIA 26 - É TEMPO DE ESPERANÇA

CUIDAR E SERVIR
Publicado em 25/04/2020

CUIDAR E SERVIR

André Gava

 

Texto Bíblico

“E agora, uma palavra aos presbíteros em seu meio. Eu, que também sou presbítero, testemunhei os sofrimentos de Cristo e também participarei de sua glória quando ela for revelada. Assim, peço-lhes que cuidem do rebanho que Deus lhes confiou com disposição, e não de má vontade; não pelo que lucrarão com isso, mas pelo desejo de servir a Deus. Não abusem de sua autoridade com aqueles que foram colocados sob seus cuidados, mas guiem-nos com seu bom exemplo. E, quando vier o Grande Pastor, vocês receberão uma coroa de glória sem fim.” (1Pedro 5.1-4 NVT)

 

Meditação

 

LÍDER QUE NÃO SERVE, NÃO SERVE. Não sei se essa frase (e a verdade que ela comunica) seria bem recebida pelos papas da literatura sobre liderança – corporativa ou não – e pelo seu público-alvo.

                Líder cooperativo? Claro!

                Líder inspirador? Sem dúvida!

                Líder visionário? Sensacional!

                Líder criativo? Fenomenal!

                Líder agregador? Imprescindível!

                Líder gestor? Básico, não?!

                Líder automotivado? E existe algum outro tipo?!

                Líder servo? Errr... ...como assim?!        

                Pois é! Essa é a principal característica da liderança dentro do Reino de Deus. Ela é servil. Não está primariamente preocupada com a gestão de processos e recursos – importantes, claro, conquanto essencialmente instrumentais – senão com o cuidado e zelo com cada membro do rebanho de Deus em sua jornada rumo ao lar celestial. O modus operandi do Reino de Deus é, literalmente, de outro e para outro mundo.

                A função de um líder do Reino de Deus é assegurar, no que depender dele, que o rebanho chegará seguro ao seu destino eterno.

                Não é responsabilidade pequena. Ele deve se doar, desdobrar-se, gastar e deixar-se gastar para que o rebanho seja protegido, alimentado, reanimado, fortalecido, enquanto segue seu caminho para encontrar o Grande Pastor. Esse é, aliás, o grande alerta de Pedro nesse texto: o rebanho sob os nossos cuidados não nos pertence, amados presbíteros. Não somos seus possuidores. Somos relembrados pelo apóstolo, queridos irmãos em Cristo, ovelhas do Senhor, e companheiros de armas, amados presbíteros da CBMoema, que nossa liderança não existe para outro propósito que não honrar o Grande Pastor, servindo ao Seu rebanho.

                Como servimos? Com disposição, determinação, coragem, abnegação, generosidade, moderação, equilíbrio, sensatez e, em tudo, pelo exemplo.

                 E mais, Pedro deixa claro que as recompensas da liderança servil existem. São reais. São prometidas. São garantidas. Mas são escatológicas, futuras. Ninguém ganha uma medalha sem antes ter lutado e prevalecido. Seremos recompensados apenas e tão somente na volta do Grande Pastor, o Senhor Jesus Cristo.

                E jamais cedamos à tentação de tomar qualquer atalho para atenuar os sentimentos de desgaste pelo exercício da liderança servil, no presente. Nosso exemplo, sobretudo nesse aspecto, é vital em tempos como os nossos, para contrapor aos lobos em pele de pastores que se aproveitam do medo e fragilidade do próximo.

                O rebanho, protegido, seguro e bem conduzido, agradece. Porém, é do Grande Pastor, afinal, que devemos querer ouvir “Muito bem, servo bom e fiel! Entra no gozo do seu Senhor.”

 

 

Leia também

Isaías 40.11; Jeremias 3.15; 23.1; Ezequiel 34.1-31; Mateus 20.25-26; João 10.11, 14; 21.15-17; 1Coríntios 9.7, 17, 25; 1Timóteo 3; Tito 1.7-16

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • O presbitério (pastores e presbíteros) da CBMoema é caraterizado, sobretudo, pela disposição em servir?
  • Como o rebanho pode cooperar para que seja bem cuidado? Hebreus 13.17

 

Sugestão de Oração

“Grande Pastor, Te adoramos! Dá aos cuidadores do Teu rebanho amor, zelo e coragem para conduzir-nos em segurança e, como Tuas ovelhas, clamamos por submissão e docilidade à Tua voz. Em Teu Santo Nome. Amém.”

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.