DIA 32 - É TEMPO DE ESPERANÇA

AS NECESSIDADES DOS CRISTÃOS
Publicado em 02/05/2020

AS NECESSIDADES DOS CRISTÃOS

Felipe Nunes

 

Texto Bíblico

“Diante de tudo isso, esforcem-se ao máximo para corresponder a essas promessas. Acrescentem à fé a excelência moral; à excelência moral o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a devoção a Deus; à devoção a Deus a fraternidade; e à fraternidade o amor. Quanto mais crescerem nessas coisas, mais produtivos e úteis serão no conhecimento completo de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas aqueles que não se desenvolvem desse modo são praticamente cegos, vendo apenas o que está perto, e se esquecem de que foram purificados de seus antigos pecados.” (2Pedro 1.5-9 NVT)

 

Meditação

Esses versículos fazem uma provocação ao acréscimo de virtudes à nossa fé. Mas como acrescentar algo à fé? Tiago 2.20 fala que a fé sem obras é morta, inútil. Pedro também exorta quanto a isso, e nos desafia a viver uma fé produtiva e operante. Em seguida, o apóstolo traz uma lista de virtudes que deve ser achada em uma vida cristã sadia.

Como já foi visto, a fé piedosa está à nossa disposição. Assim, o apóstolo permanece tratando daquilo que recebemos em Cristo, porém estas qualidades devem ser buscadas e acrescentadas, para o bom desenvolvimento de uma fé produtiva.

Pedro cita várias virtudes que entram em nossas vidas pelo processo de abandono do velho homem e encarnação das características de Cristo à nossa vida. Essas características não devem apenas existir, mas crescer em nós, para que não sejamos improdutivos ou inoperantes.

Aquele que não as pratica é semelhante a um homem que tem falta de entendimento (João 9.39-41), e se torna míope, vendo apenas o que está perto, ou seja, enxerga apenas a vida terrena e se esquece da que está por vir. Torna-se alguém que fecha os olhos deliberadamente para sua vida cristã, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados. Essa é a vida daqueles que não se empenham no desenvolvimento e fortalecimento de sua fé, como aquele que deixou de buscar esses valores no versículo 5.

Uma pessoa que não se lembra mais da nova vida em Cristo e da remissão dos pecados, é exatamente como o homem da parábola dos 10 mil talentos, que esqueceu a generosidade de seu senhor e do que havia sido perdoado. Por sermos novas criaturas em Cristo não podemos viver como o velho homem, mas devemos renovar nossa mente e crescer em nossa fé.

A tarefa cristã é incorporar características do caráter divino ao nosso estilo de vida e, como resultado, deverá haver maior produtividade na missão de Deus no mundo.

 

Leia também

João 9.39-41; Tiago 2.20; João 15.5; Hebreus 10.38

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Quais dessas virtudes precisam ser acrescentadas em sua vida?
  • Quais são os sinais de uma vida cristã “míope”?

 

Sugestão de Oração

“Senhor, obrigado por nos permitir participar de Tua missão e, não apenas isso, mas por termos alguns atributos do próprio Deus em nossas vidas. Ensina-nos a crescer nessas áreas, a sermos mais parecidos com o Senhor e a termos uma fé mais produtiva e coerente. Não nos deixe esquecer de quem éramos antes de conhecer o Senhor.

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.