DIA 33 - É TEMPO DE ESPERANÇA

AS OBRAS DA FÉ
Publicado em 02/05/2020

AS OBRAS DA FÉ

Felipe Nunes

 

Texto Bíblico

“Por isso, irmãos, trabalhem ainda mais arduamente para mostrar que, de fato, estão entre os que foram chamados e escolhidos. Façam essas coisas e jamais tropeçarão. Assim, sua entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo será acompanhada de grande honra.” (2Pedro 1.10-11 NVT)

 

Meditação

O começo da caminhada cristã é marcado por uma grande disposição de agradar ao Senhor. A fé começa “a todo vapor”, inabalável e atuante, mas com o tempo muitos param ou desanimam na caminhada, se tornam passivos, quase que observadores do que Deus está fazendo. O texto de hoje é um encorajamento, um incentivo ao trabalho e ao engajamento na missão de Deus.

O testemunho e a coerência são marcas da cristandade. Por exemplo, você acreditaria em um homem que diz ser um excelente piloto, mas que nunca pilotou um avião? Você acreditaria em alguém que diz ser matemático, mas não sabe fazer um simples cálculo? Como uma pessoa pode dizer que tem fé, sem demonstrar isso com a própria vida? Ou, então, dizer-se entregue a Cristo e não envolver-se com sua obra? Esse é o argumento que Tiago usa em sua epístola.

O trabalho cristão é cultivado com a prática constante da oração e da comunhão com Cristo e com a Igreja. Esses investimentos espirituais testificam sobre o próprio Cristo. Pedro cita que essas práticas impedem o tropeçar na caminhada, e dão mais firmeza.

A vivência solidária da fé é uma amostra da diferença que Cristo faz na vida de sua Igreja, uma comunidade engajada na missão de Deus. As obras não podem salvar, essa é uma das bases da fé cristã, mas a fé genuína e viva sempre redundará em boas obras e testemunho.

A obra é do Senhor, Ele tem uma missão no mundo, o trabalho é feito para Deus e não para os homens (Gálatas 1.10). A glória, a honra e o poder pertencem a Deus, “portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10.31). Em outro texto, o apóstolo Paulo escreve sobre o tesouro de Deus colocado em vasos de barro, que somos nós (2Coríntios 4.7). 

A vida não deve ser perdida em obras vãs e temporais; ao contrário, somos convidados a uma obra excelente e operante. Engajamo-nos na missão de Deus como forma de obediência, e quando obedecemos e cumprimos o que Ele mandou, também recebemos promessas maravilhosas. Alguns olham apenas para as promessas e se esquecem do privilégio que é o trabalho que nos cabe no Reino.

Por fim, podemos terminar com o encorajamento do Pastor Timothy Keller “Deus não está simplesmente enviando a Igreja em uma missão. Deus está realizando a missão, e a igreja precisa se juntar a Ele”.

 

Leia também

Mateus 28.18-20; Isaías 61.1; Lucas 10.1-2; João 20.21; Salmos 96.3.

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como você se sente sabendo que faz parte da missão Deus? É algo que o(a) assusta ou encoraja?
  • Como a Igreja pode exercer o seu trabalho fora das quatro paredes?

Sugestão de Oração

“Senhor, ajuda-nos a desenvolver um ministério equilibrado e centrado no evangelho, com uma vida coerente com a fé que professamos. Obrigado por nos fazer participantes da Tua missão no mundo. Que toda a nossa vida seja para a Tua honra e glória.”

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.