DIA 34 - É TEMPO DE ESPERANÇA

O QUE NÃO PODE SER ESQUECIDO
Publicado em 03/05/2020

O QUE NÃO PODE SER ESQUECIDO

Felipe Nunes

 

Texto Bíblico

“Portanto, sempre lhes lembrarei estas coisas, embora já as saibam e estejam firmes na verdade que lhes foi ensinada. E é apropriado que, enquanto eu viver, continue a lembrá-los. Pois nosso Senhor Jesus Cristo me mostrou que, em breve, partirei desta vida, por isso me esforçarei para garantir que vocês sempre se lembrem destas coisas depois de minha partida.” (2Pedro 1.12-15 NVT)

 

Meditação

Pedro já era idoso e talvez já estivesse ciente de que sua morte estava próxima. Diante dessa realidade, o apóstolo reafirma sua confiança na Palavra de Deus, a mensagem a ele confiada para ser anunciada, um legado que continuaria muito além dos seus anos de vida. Pedro a escreveu e nós a temos hoje, não somente como palavras de Pedro, mas como Palavra de Deus para nossas vidas. Assim, afirmamos que tudo passa, mas a Palavra de Deus permanece e esse é o legado de Cristo confiado a nós.

Essa não é a primeira vez que Pedro fala sobre lembrar ou trazer algo à memória, ele usa essas expressões algumas vezes em sua carta. Lendo a epístola de Pedro, podemos entender que os seus leitores não eram crentes imaturos, novatos. Eram homens e mulheres comprometidos, firmes na verdade do evangelho.

O apóstolo já havia citado as qualidades da fé preciosa que recebemos de Deus, visando não somente evitar pecados (tropeços), mas também tornar os cristãos produtivos, deixando de agir como se estivessem cegos só olhando para o que está perto.

Mesmo que os leitores já soubessem dessas verdades, Pedro insiste em reforçar a necessidade de não se esquecerem do que aprenderam. Diante da morte, a Palavra de Deus continuará firme e operante no meio da comunidade. Nossa memória tende a fraquejar ou a descansar se não for estimulada. Existe o risco de nos acostumarmos com o sagrado, saber o que a Bíblia diz e viver como se ela fosse irrelevante para as nossas vidas. Por isso, Pedro oferece o convite para que essa verdade não se esfrie.

A repetição das verdades bíblicas tinha um objetivo para além de sua própria vida. Depois que ele morresse, a igreja permaneceria firme, sendo um testemunho eficaz e operante, mesmo diante das possíveis e eminentes opressões que viriam a enfrentar.

O bom legado de Cristo é maior do que nossas vidas, precisamos nos relembrar e viver essa verdade. Ela também precisa ser compartilhada, da mesma forma que Pedro o fez diante de sua morte. O apóstolo sabia que a mensagem é muito mais do que viver nossa vida de forma coerente com o legado de Cristo; ela é maior do que qualquer outra prioridade de nossas vidas.

Pedro mostrou o seu cuidado pastoral nos seus últimos momentos, continuou com seu ministério, transmitiu a verdade que recebeu, a qual os cristãos continuariam transmitindo. Dois mil anos depois, continuamos com a responsabilidade de viver e transmitir esse legado.

 

Leia também

Mateus 28.18-20; Isaías 61.1; Lucas 10.1-2; João 20.21; Salmos 96.3

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • O que nos atrapalha na comunicação desse legado?
  • O que o final da vida de Pedro nos ensina sobre a morte?

Sugestão de Oração

“Senhor, obrigado pela vida de homens e mulheres que tiveram a mesma coragem que o apóstolo Pedro, a vocação de continuar transmitindo a herança recebida pelo Senhor. Somos gratos por fazermos parte de uma missão muito maior do que as nossas vidas. Dá-nos a coragem para continuar transmitindo esse bom legado de Cristo, e perdoa-nos por muitas vezes não vivermos para essa missão.”

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.