DIA 28 - É TEMPO DE ESPERANÇA

HUMILDADE E EXALTAÇÃO
Publicado em 28/04/2020

HUMILDADE E EXALTAÇÃO

André Gava

 

Texto Bíblico

“Portanto, humilhem-se sob o grande poder de Deus e, no tempo certo, ele os exaltará. Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês.” (1Pedro 5.6-7 NVT)

 

Meditação

 

“EDMUNDO, O JUSTO!”. Se você leu o livro As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, ou assistiu ao filme, deve lembrar que é sob esse título que Aslan, o Grande Leão Senhor de Nárnia, coroa Edmundo ao lado de seus irmãos, Pedro, o Magnífico, Suzana, a Gentil e Lúcia, a Destemida, como reis e rainhas de Nárnia, em Cair Paravel, ao final da história.

                Admito que, de todos os títulos de nobreza concedidos por Aslan aos irmãos Pevensie, o que mais aprecio é o destinado a Edmundo: O JUSTO. Por quê?

                Porque esse título não é outorgado apenas para contrastar com a disposição autossuficiente, tola, egoísta, rebelde e infiel do menino, no início da narrativa, senão para enaltecer o grande herói da história e detentor da dignidade e justiça comunicadas a Edmundo após resgatá-lo das garras da Feiticeira Branca, a saber: Aslan. Porém... não sem que um alto preço seja pago...

                O governo misterioso e soberano de Aslan admitirá não só a fidelidade de seus seguidores, como também a oposição maligna (temporária) da Feiticeira Branca, a traição de Edmundo, seu resgate e a morte de Aslan pelo traidor que, uma vez arrependido e perdoado, será declarado justo, dignificado e coroado pelos méritos do Grande Leão, no futuro.

                Embora a narrativa de C. S. Lewis sobre Edmundo exemplifique bem o pecador arrependido reconciliado com Deus, mediante a fé em Cristo, creio que também se encaixa bem no ensino de Pedro, em 5.6-7, sobre nos humilharmos para sermos exaltados.

                Antes, relembremos que devemos nos “vestir de humildade” na direção do outro, i.e., devemos avaliar e valorar o outro e nós mesmos na medida certa, considerando que partilhamos da mesma humanidade e mesma pecaminosidade.

                Daí, Pedro vai além: devemos ser humildes em relação a Deus. Significado? Submissão deliberada à capacidade divina de governar Sua criação. O imperativo de Pedro poderia ser traduzido como “deixem-se humilhar”. Aqueles que estavam sofrendo por causa de Cristo poderiam ser encorajados pelo fato de que a mesma mão poderosa que admitia seu sofrimento, no presente, um dia os livraria dele.

                Pedro afirma, ecoando o sermão do Monte, que todas as ansiedades de um crente podem ser lançadas em Cristo. Ele sustenta porque se importa. A confiança de um cristão repousa no fato de que Cristo está genuinamente preocupado com seu bem-estar, afinal “aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8.32). Todos que confiam humildemente no SENHOR podem nutrir a esperança de serem exaltados com Ele, pois prevalecer gloriosamente é algo que Ele já fez uma vez, e tornará a fazer. Em breve.

                Ao final da história de Lewis, a coroação digna de Edmundo, O JUSTO, e seus irmãos têm como foco real a exaltação do Leão e seus feitos. Os filhos de Adão e as filhas de Eva são os coroados, mas é Aslan o grande honrado! Aqui, foi a arte que imitou a realidade.

 

 

Leia também

Salmos 37.5; 40.17; 55.22; Daniel 9; Mateus 6.25; 23.12; Lucas 14.11; Tiago 4.10

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Você acredita, realmente, que Deus tem mão poderosa (e., é soberano e governa tudo) e se importa com você??
  • Como você reage à promessa de Romanos 8.32? Como sua mente e coração respondem a essa verdade?

 

Sugestão de Oração

“Soberano Deus, Tu és Santo! Quero Te agradecer pelas garantias que me dás sobre a realidade presente e futura contigo. Obrigado por se importar comigo e com meus problemas, medos e desafios. Glorifica Teu nome e serei exaltado contigo. Em nome de Cristo. Amém!

Revisão 12/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.