N.003 - Alguém Tem que Pagar

Alguém Tem que Pagar

Wilson Avilla

João 1.19-28


Meditação

A situação à nossa volta é complexa sob muitos aspectos. E o objetivo destas poucas linhas não é dar relevo a qualquer notícia, boa ou ruim, relacionada à crise. No entanto, um fato tem chamado a atenção no ambiente político, o “jogo de responsabilidades” entre governantes, no qual o “vencedor” assume o ônus eleitoral das medidas impopulares tomadas com o objetivo de conter o avanço da pandemia.

É próprio de qualquer cultura formular leis e juízos de culpa sobre condutas e pessoas que atentem contra os interesses coletivos. Assim como é inerente a qualquer um de nós atribuir a outros o peso dos males que nos afligem, ou que causamos.

Gosto de contar a história de uma criança que, em sua oração antes de dormir, pediu a Deus um irmãozinho. A mãe, que ouviu a oração sem querer, ficou curiosa sobre a razão do pedido. A resposta do menino foi cômica e inusitada – não era possível sempre lançar toda culpa por suas estripulias no cachorro! Em suma, alguém tem que pagar!

Pois bem, quando João Batista apresentou Jesus como o “Cordeiro de Deus”, de certa forma estava dizendo que Deus faria justiça oferecendo-O como sacrifício no lugar de todos os pecadores. Em outras palavras, fazendo-O pagar pelas culpas que são nossas. Com isso João deixa evidente, logo no começo do “seu” Evangelho, a essência da missão de Cristo e a natureza de Sua morte.

Qualquer levantamento dos maiores problemas do mundo apontará a pobreza, desemprego, má distribuição de renda, intolerância, religião, entre tantos outros, como os principais. Quase ninguém identifica o pecado como a maior de todas as mazelas humanas. Não é, portanto, de se estranhar que nos dias de hoje, até a ideia de pecado é rejeitada com veemência. Mesmo cristãos desconfiam dela. Tanto quanto as pessoas da época de Jesus, pensamos que uma nova ordem política liderada pelo Messias seria bem mais desejável e útil para a extinção imediata de toda a miséria.

A Bíblia não apenas mostra que o pecado é o maior problema, como também afirma que o resultado dele é a morte. Nenhum pecador pode pagar pelos seus próprios pecados – o que aliás permite entender melhor a afirmação bíblica de que não há nenhum justo. Isso só pode ser feito por alguém sem pecado, Cristo. A palavra usada para definir esse pagamento é “expiação”. Esse é um tema central para o verdadeiro cristianismo, e não há outra religião que tenha tal conceito na mesma forma.

Conta-se que há alguns anos, quando se reuniu um Parlamento de Religião na Exposição de Chicago, Joseph Cook, de Boston, o orador escolhido do cristianismo, levantou-se, depois de terem sido apresentadas outras religiões, e disse: “Eis aqui Lady Macbeth com as suas mãos manchadas com a morte infame do Rei Duncan. Vede-a como perambula pelas salas e corredores de sua casa palaciana, detendo-se para gritar. ‘Fora, mancha danada! Nunca mais estas mãos ficarão limpas?’” O representante do cristianismo virou-se para os adeptos de outras religiões e os desafiou triunfantemente: “Pode alguém de vós que estais tão ansiosos de propagar vossos sistemas religiosos proporcionar qualquer eficácia purificadora para o pecado e a culpa do crime de Lady Macbeth?” Emudeceram, por razões que não necessitam ser explicadas aqui.

É impressionante como não podemos conviver sem o conceito do “alguém tem que pagar”, como base para uma sociedade justa, mas não sabemos aplicá-lo à própria oferta de expiação da parte de Deus. A expiação aponta para a santidade e para a justiça divina. Se aceitarmos esse testemunho da Palavra, declarado por João Batista e por Jesus, então um dia estaremos reunidos ao redor do trono de Deus cantando: “Digno é o Cordeiro que foi morto”. (Apocalipse 5.12) Afinal, alguém tem que pagar!


Leia também

Gênesis 22.8; Provérbios 21.27; Isaías 11.1; 42.1; 53.7-10; Ezequiel 18.20; João 8.56; João 19.36; Hebreus 10.1-2; 1João 3.2; Apocalipse 22.1-3.

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Reconhecemos que o maior problema da humanidade é o pecado, ou relutamos em admitir isso? Por quê?


Sugestão de Oração

“Senhor Deus, admitimos que somos pecadores, e que por nós mesmos não temos como pagar pelos nossos erros. Obrigado por fazer de Jesus Cristo o Cordeiro de Deus, a única pessoa sem pecado, capaz de fazer justiça diante de Tua santidade, tirando a culpa de forma definitiva, ainda que sem merecimento nosso. Oramos em nome dEle! Amém!”

Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.