N.006 - Para Não Perder o Melhor da Vida

Para Não Perder o Melhor da Vida

WIlson Avilla

João 2.1-11


Meditação

E se o vinho acabar? As respostas a uma pergunta tão banal podem ser igualmente simples hoje. Nos tempos em que Jesus andou lá pelos lados do Oriente Médio, no entanto, não era bem assim.

O início do Seu ministério terreno com os discípulos foi marcado por milagres que os fizeram entender quem era o Filho de Deus. Ele havia sido reconhecido como o Cordeiro de Deus e afirmado que seus seguidores veriam coisas muito maiores. Era preciso “validar” sua autoridade, e isso começou a acontecer.

O primeiro desses feitos extraordinários aconteceu em um evento dos mais importantes naquela cultura, uma festa de casamento. A falha em oferecer aos convidados algo adequado implicaria verdadeira desgraça social. O vinho era um símbolo de alegria. Deixar de servi-lo equivaleria dizer que nem os convidados, nem os noivos, estavam felizes.

O texto bíblico mostra que a presença de Jesus era desejada naquele momento tão marcante da família e que, de forma alguma, queriam ter um problema grave. - Pedir que ele esteja presente é sinal de coerência com a vontade de Deus; o contrário é esconder-se de Deus, como Adão e Eva fizeram após pecar.

Ainda bem que o Mestre e sua família estavam na festa. As adversidades tiram a alegria de qualquer um. Por isso devemos sempre desejar que Cristo esteja conosco, e convidá-Lo a isso, para que Ele possa agir em toda e qualquer situação que nos tire a tranquilidade. Ao saber que o vinho havia acabado Maria foi a Jesus para pedir que Ele interferisse em favor da família em dificuldade. Depois ela disse às pessoas incumbidas do serviço da festa para fazerem tudo o que fosse ordenado por Ele. A importância desse diálogo não está em Maria, mas no Filho de Deus, como Sua Palavra demonstra – “Sem mim, nada podeis fazer.” (João 15.5b). Nossos problemas devem ser levados a Ele. E foi o que Maria fez.

Como em tantos outros milagres, Jesus poderia ter feito o que quisesse, mas Ele usou o que tinha para transformar a realidade de maneira totalmente inesperada. Ele ordenou que as seis talhas de pedra (grandes jarros com capacidade de 20 a 30 litros cada) fossem cheias de água. Isso foi feito pelos serviçais.  O que mostra que nossa participação não é desprezada naquilo que Ele está fazendo, partilhando suas bênçãos. Aliás, os servos foram abençoados porque obedeceram. Coleridge afirmou que fé é fazer a vontade de Deus sem fazer perguntas.

Era costume também naquela época servir primeiro o bom vinho, mas em razão do milagre a melhor bebida foi servida no final da festa. Há um simbolismo nisso, relacionado à obra de Cristo na cruz, e Sua ressureição, que se tornou um dos grandes emblemas do cristianismo – “o melhor vem depois”. 

Nem todos os nossos problemas serão resolvidos agora. Mas Jesus já resolveu o grande problema do pecado do homem, deixando o melhor para a eternidade.

Para não perder o melhor da festa, e da vida, podemos aprender com os milagres de Jesus as seguintes lições:

  1. Pela fé, qualquer problema pode ser solucionado por Jesus.
  2. Devemos convidá-Lo para se fazer presente em nossas vidas, como Senhor e Salvador, não apenas em situações em que somos afligidos.
  3. Devemos obedecer a Sua vontade para que Seu poder se manifeste em nós.
  4. Devemos aceitar que o maior milagre de todos que Jesus poderia promover é a mudança de nossas próprias vidas, deixando para trás a triste realidade do pecado, para viver em obediência a Ele.
  5. Devemos crer que Jesus sempre faz o melhor, e a esperança de um futuro perfeito se baseia nas Suas promessas de vida eterna com Deus.

 

Para ler também

Isaías 12.3; Marcos 3.31-35; Lucas 2.41-52; João 4.7; 19.26-27; 2Coríntios 5.17

                         

Para discutir em grupo

  • Quando o “vinho acaba” nossa reação é lembrar que Jesus está presente? Ou temos outras reações? Quais?
  • Reconhecemos que Jesus tem poder para fazer o que quiser, quando quiser, e como quiser, ou geralmente queremos dar “palpites” sobre como Ele deve agir?
  • Qual nossa maior dificuldade para crer no poder de Jesus para transformar vinho em água em nossa vida?

 

Sugestão de oração

“Senhor Deus, creio no poder de Cristo para realizar milagres. Ajuda-nos a viver de forma coerente com essa convicção, especialmente em tempos tão difíceis como os que vivemos hoje. Oramos em nome de Jesus, amém!”

Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.