N.009 - Jesus Pode Confiar em Mim?

Jesus Pode Confiar em Mim?

André Gava

João 2.23-25

 

Meditação

QUANTO VOCÊ CONFIA EM VOCÊ? “Espere um pouco! A pergunta não é essa!” – você pode estar pensando. É justo. Vamos reformulá-la, então: Por quais motivos Jesus poderia ou deveria confiar em você, em mim ou em qualquer outro ser humano? Clareou?

Essa é a chave da questão: quem pode confiar em quem, de fato, nessa história? E o que significa essa confiança, afinal?

No texto de hoje, mais uma vez João menciona a Páscoa como cenário de fundo, e, novamente, isso não ocorre por acaso. Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sabia que a euforia temporária ou a crença baseada em sinais e maravilhas não resistiriam ao curso da pauta divina, aparentemente “dessintonizada” da agenda, aspirações e afetos humanos. Pense: quantos dos seguidores de Jesus permaneceriam com Ele até o fim?  

No momento em que Jesus deixasse de corresponder às expectativas nutridas em torno de Sua Pessoa, Seu poder e missão, a confiança nEle daria lugar à frustração e decepção, e a “fé fingida apresentaria cartão sem garantia”, como tão bem vaticinou Sérgio Pimenta na canção Fruto da Semente.

Jesus não precisa de auxílio para saber que a decepção humana com Deus é proporcional à visão utilitarista que o homem tem de Deus.  

Humanos não são confiáveis... Por outro lado – que alívio! – são plenamente redimíveis.

Como Deus, Jesus é conhecedor do coração das pessoas e suas idiossincrasias, seu anseio pela estabilidade da eternidade enquanto oscilam encapsulados no tempo presente. João 3 e 4 exemplificam essa verdade. Ele sabia da necessidade de Nicodemos e expôs a mulher samaritana ao seu próprio passado, enquanto lhe ofereceu água viva para beber, comunicando amor, vida e esperança.

Lamento informar, mas não somos confiáveis. E não é Jesus quem precisa, pode ou deve confiar em nós. Ao contrário! O absolutamente confiável é Ele! Somos “apenas” os remidos, gente que finalmente entendeu que pode, deve e necessita confiar nAquele cujo caráter, poder, propósitos, agenda, governo e Soberania nunca falharam, falham ou falharão.

A fé não fingida, penhorada, agradece.

 

FRUTO DA SEMENTE

Sérgio Pimenta

 

Toda valentia irá

Se acabar um dia

E todo o que zombou verá

Que não é fantasia

Toda hipocrisia por lá

Desnudará vazia

E a fé fingida apresentará

Cartão sem garantia

 

As discussões dos reis

Não mudam a história

E o fim do tempo chegará

Sangrando a memória

Quem tem em Suas mãos

Os corações e mentes

Buscará confirmação

No fruto da semente

 

Leia também

1Samuel 16.7; Salmos 40; 139; Jeremias 17.9-10; 29.11; Atos 1.24; 2.22ss; João 3; 4; 6.15, 60, 6        

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Você tem estado decepcionado com Deus? Como você reage à afirmação “a decepção humana com Deus é proporcional à visão utilitarista que o homem tem de Deus”?
  • A decepção com Deus precisa de correção? Como fazê-lo?

 

Sugestão de Oração

“Senhor, quantas maravilhas Tu tens feito! São tão numerosas que não posso contá-las ou anunciá-las todas! Obrigado pela dignidade da Tua Pessoa, que redime a minha pessoa; pela integridade do Teu caráter, que redime o meu caráter; pela retidão da Tua governança, que redime a minha jornada; pelo Teu poder, que me redime das minhas fraquezas; pelos Teus propósitos, que me redimem do meu egoísmo; por Tua vida, que me redimiu da morte; por Tuas promessas que têm poder para me redimir do medo. Obrigado Pai, pelos Teus desígnios. Obrigado Filho, por Tua coragem e obediência. Obrigado Espírito, por Tua habitação e doce insistência. Amém!”

Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.