N.010 - A Novidade da Nova Vida

A Novidade da Nova Vida

André Gava

João 3.1-21

 

Meditação

VENTO LIVRE

Guilherme Kerr Neto & João Alexandre Silveira

 

“Foi certa noite um homem

o Mestre procurar

A perguntar confuso

‘Onde posso encontrar a vida?

Por que lutar, pra que viver,

qual a razão de ser?’

[...]”

 

O nome desse homem era Nicodemos. Ele representava o que de melhor havia em Israel naquele tempo: era um mestre (v.10), um fariseu e membro do Sinédrio, o conselho governamental judeu.

Porém, mesmo com todo esse pedigree religioso, Nicodemos vivia o binômio eternidade/temporalidade com apreensão e inquietação, como quem está sendo arrastado para a escuridão do fundo do mar enquanto luta desesperadamente para alcançar a luz da superfície, encontrar o ar, encher-se dele e viver!

A escuridão da noite emoldura bem as dúvidas e inquietações de Nicodemos. É nela que ele sai à procura de respostas e iluminação que dê direção à sua vida. Pela graça soberana de Deus, encontra-se com a Luz do Mundo. Sua vida jamais seria a mesma.

Não foi, porém, um processo simples. Por mais incrível que possa parecer, apesar de todo aquele estofo teológico-religioso-cultural, da deferência e respeito para com Jesus e do reconhecimento da chancela de Deus nos sinais operados por Ele, Nicodemos não fazia a menor ideia de Quem Jesus era, de fato, e quais eram as motivações para a realização dos sinais que Ele operava. “Como posso nascer sendo velho?”, “Como pode ser isso?” (nascer do Espírito?) revelam como ele ainda não havia entendido o poder, o amor e a própria Pessoa de Deus encarnada em Jesus.

Porém, sendo Jesus perfeito conhecedor do coração e das necessidades humanas (como mencionado na meditação de ontem) sabia e sabe exatamente qual era a verdadeira necessidade de Nicodemos: redenção, reconciliação e relacionamento com Deus, promovidos pelo próprio Deus, nos termos de Deus.

Não é por acaso que duas verdades fundamentais da vida cristã – “é necessário nascer de novo” (cf. v7) e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (cf. v16) – são declaradas por Jesus nesse diálogo com Nicodemos.

A nova vida é vivida sob a segurança do amor de Deus, pelos méritos do Filho, no poder e mover do Espírito Santo.

Quem crê nessa verdade já é cidadão do Reino de Deus, sem qualquer medo quanto ao futuro do mundo, habilitado a andar na luz e testemunhar dela em meio às trevas que afligem o reino dos homens.

“[...]

Mas o vento sopra livre,

Sempre aonde quer

Assim também sopra o Espírito,

Da parte do Eterno Deus

E faz brotar nova vida

No coração de quem o receber.”

 

Leia também

Mateus 1.21; Marcos 1.15; Atos 2.22; Lucas 24.7, 20, 26, 44, 46; Romanos 5.8; 1Coríntios 15.  

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • O que significa nascer de novo e viver no Reino de Deus? Como você explicaria isso a alguém que ainda não é salvo?

 

Sugestão de Oração

“Deus amado, quanta bondade e amor existe em Teu Ser, a ponto de decidir entrar no mundo criado por Ti, mas rebelado contra Ti, para fazer, com Tua morte e ressurreição, plena justiça que Te fez ser propício a mim, pecador. Muito obrigado! Pelos méritos de Cristo! Amém.”

Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.