N.10 - O GRANDE SINAL DE DEUS

N.10 - O GRANDE SINAL DE DEUS
 

Texto Bíblico: Lucas 2.25-35

Meditação

“O bebezinho-Deus, enquanto era amparado pelas bondosas mãos do piedoso e emocionado Simeão, continuava a sustentar, com suas mãozinhas frágeis, todo o Universo.”
Anedota teológica


Essa maravilhosa cena no início do Evangelho de Lucas chama a atenção pela lucidez, serenidade, fé e convicção de seu coadjuvante.

Trata-se de Simeão, um judeu justo e piedoso que vivia em Jerusalém, “aguardava a consolação de Israel e sobre quem estava o Espírito Santo.” (v.25)

Lucas relata que o Espírito Santo (curiosamente, muito tempo antes dEste ser enviado por Jesus aos discípulos, no Pentecostes) tinha um relacionamento singular com Simeão ao ponto de lhe franquear a alegria de conhecer o Salvador, o Messias, o Cristo.

Assim, é movido pelo Espírito que Simeão dirige-se ao templo na mesma ocasião em que José e Maria encaminharam-se ao templo para dedicar Jesus, recém-nascido, como prescrevia a lei.

Ao encontrar-se com eles no templo, tudo o que Simeão precisa é de um bebê de quarenta dias em seus braços para ver confirmada as promessas redentivas de Deus! Aquele querido idoso piedoso não precisa ver os efeitos, os desdobramentos históricos, o crescimento de Jesus, a espécie de homem que Ele se tornará, os sinais e prodígios que fará e como conduzirá o projeto de Deus. O bebê e o momento bastam.

Que homem de visão!

Simeão está em paz, sua alegria está completa. Ele viu o Messias, a consolação de Israel e a luz para os gentios, e então aceita serenamente o crepúsculo da sua história neste mundo, certo de que o Autor da História jamais falhou, falha ou falhará. É uma fé ancorada em Deus e seu caráter, não dependente de circunstâncias pessoais favoráveis, expectativas egocêntricas ou condicionada ao testemunho ocular dos desdobramentos advindos da Encarnação.

Simeão, tal como qualquer outro verdadeiro cidadão do Reino, nutre fé e alegria na satisfação de ver Deus engrandecido no centro da história, deleitando-Se enquanto Seu projeto soberano é cumprido para todo o predicamento humano. O Grande Sinal de Deus, Cristo, é mais que suficiente.
 

Leia também: Is. 42.6; 49.6; 52.10; Jo 8.12; 1Pe 2.7-9

Sugestões para Discussão em Grupo

  • O que o cumprimento da promessa do Espírito Santo a Simão revela sobre o caráter de Deus?
  • O que o contentamento de Simeão ensina sobre confiança e satisfação em Deus?
  • O fato de não ver a consumação da obra do Messias entristecia Simeão? NOTE: Simeão profetiza algo grave sobre o Messias (v.34) Como isso ajuda você a lidar com sua própria história? Passada, presente e futura?


Sugestão de Oração

Querido Deus, obrigado por teu caráter santo e confiável. Ajude-me a perseverar confiando em Ti. Por favor, pacifique meu coração quanto ao passado, encoraje-o no presente, infunda-lhe esperança quanto ao futuro. Obrigado por garantir da minha salvação. Obrigado pelo propósito do meu chamamento. Cumpra em mim o Teu querer. Em nome de Cristo, a razão da minha esperança. Amém!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.