N.26 - A MAIOR DE TODAS AS DEFICIÊNCIAS

N.26 - A MAIOR DE TODAS AS DEFICIÊNCIAS
 

Texto Bíblico: Lucas 5.17-26


Meditação

As pessoas que iam ao encontro de Jesus tinham em comum a compreensão de que lhes faltava algo. O Mestre sempre as conduzia à compreensão de sua autoridade para agir em todas as áreas da vida, principalmente, perdoar pecados. Aliás, uma redundância, por assim dizer, já que perdoar pecados é uma prerrogativa divina.

Mas é claro que essa completude não era e não é evidente para todos. Nossa grande inclinação é sempre buscar o auxílio do alto para a dor, a deficiência, a fraqueza, ou aflições em geral, esperando uma solução particular e definitiva.

Não bastasse ter que lidar com as limitações de entendimento sobre Sua missão, Jesus enfrentava forte oposição, principalmente de fariseus e mestres da lei, citados pela primeira vez por Lucas na passagem que motiva estas linhas.

Sempre faço menção sobre a ideia caricata que é construída a respeito dos fariseus. Vale lembrar que eram um grupo respeitado da sociedade judaica. Gente de bem, cumpridora de suas obrigações. No entanto, é certo, apesar do zelo pela Lei de Deus, erraram feio no reconhecimento de Cristo como o Messias, e induziram muitos ao mesmo erro.

Dentre outras coisas, eles não reconheceram que o poder de Deus estava sobre Jesus. Considerando que a natureza divina estava em ‘segundo plano’ na Encarnação, era preciso salientar que as obras de Cristo estavam sendo feitas no poder de Deus. O evangelista fez questão de destacar essa maravilhosa realidade.

Em um dos acontecimentos mais inusitados, dentre os narrados nos Evangelhos, alguns homens foram a Jesus, levando um paralítico em uma maca. Por não conseguirem adentrar a casa pelos meios normais, removeram uma parte do teto e baixaram o amigo até o meio da multidão.

A empreitada ousada do grupo demonstrou sua certeza de que Jesus poderia curar, mas por certo não contava com oferta completa de restauração em todas as áreas da vida. 

Todos os que presenciaram a cura do paralítico que ‘desceu do céu’ glorificaram a Deus pelo que viram, menos os líderes religiosos, que se exaltaram na reação contra a afirmação de Jesus sobre a autoridade que lhe fora dada na terra para perdoar pecados.

Wells afirma com muita propriedade que nossa experiência no mundo moderno é firmemente contra uma percepção de que a fé cristã é verdade e está igualmente firme em direção a uma percepção de que o secularismo é verdade. A maior de todas as deficiências, decorrente dessa percepção equivocada, é não compreender que a salvação oferecida por Cristo é completa, e cada milagre realizado por Ele era uma expressão metafórica disso.

 

Leia também: Isaías 61:1-2a; Mateus 9:3; João 5:1-19; 1 Coríntios 4:13; Tito 3:2; 2 Pedro 2:2; 


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como relacionamos nossos problemas com o pecado? Ou evitamos fazer tal relação?

  • Que atitudes práticas podemos tomar para confiar nossa vida (e nossos problemas) integralmente a Cristo?


Sugestão de Oração

“Ó, Deus de todo poder. Obrigado por expressar em Cristo toda a capacidade para restaurar todas as áreas da criação e da existência humana. Ajuda-me a ter fé nessa realidade a ponto de entregar minha vida completamente aos Teus cuidados! Oro no nome e no poder de Cristo! Amém!”

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.