N.25 - VIDA E PUREZA

N.25 - VIDA E PUREZA
 

Texto Bíblico: Lucas 5.12-16


Meditação

A intensidade das notícias ruins é tanta que qualquer pessoa com um mínimo de percepção da realidade tem dificuldade para aceitar que o mundo está se tornando um lugar melhor. Vários estudiosos têm chegado à mesma conclusão com base em critérios de qualidade de vida e estatísticas.

Distanciados historicamente, pelo contexto cultural, e pelo desconhecimento da miséria que afligia as pessoas daquela época, não fazemos ideia sobre o quanto Jesus agiu para fazer do mundo um lugar melhor.

Ao curar um leproso, o Messias deu mais um testemunho sobre Sua pessoa e Seu ensino, e apontou para um conceito de vida superior à boa saúde e fartura de bens.

A lepra era uma doença que vitimava as pessoas sob variadas formas, sendo a mais aguda delas a exclusão social. Era necessário manter um leproso a dois metros de distância. Se o vento soprasse de um leproso na direção de uma pessoa sadia, a distância deveria ser de quarenta e cinco metros. Os leprosos eram tidos como mortos, e suas roupas não tinham outra serventia senão serem consumidas pelo fogo.

Lucas mais uma vez mostrou sua percepção acurada como médico ao descrever o homem atendido por Jesus como alguém que estava coberto pela lepra. Sem considerar limites, e vencendo suas próprias batalhas íntimas, o pobre homem ousadamente prostrou-se com o rosto em terra e suplicou respeitosamente para ser curado.

Contrariando tudo que a lei mosaica determinava, Jesus estendeu a mão, cheio de compaixão, tocou o doente, e o curou. Cada gesto tinha um significado que apontava para o poder maior que agia no Filho de Deus. Jesus ouviu um apelo que ninguém ouviria, tocou o leproso, como ninguém tocaria, e o curou, como ninguém poderia fazer.

Mas o maior testemunho dado naquele episódio foi da capacidade restauradora que há no Cristo. A lepra era considerada uma imagem do pecado e seus efeitos. Não apenas a pele tinha sido limpa, mas também os impedimentos para a adoração em Jerusalém foram removidos. 

A incredulidade, materialismo, falta de perdão, e mais uma lista infindável de desventuras, são lepras que têm causado tanta exclusão quanto a milenar doença, separando pessoas da graça e misericórdia do alto.

O que mais chama a atenção no pedido de cura do homem coberto de lepra não é o pedido de alívio da enfermidade, mas de purificação. Sua fé o fez buscar em Cristo uma condição mais elevada que o bem-estar físico: a purificação diante de Deus.

Qual é a nossa lepra? Por que não apelar a Cristo para alcançarmos nEle vida e pureza?

 

Leia também: Levítico 13:7-8; Jeremias 17:5-10; Marcos 1:45; 


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Nosso conceito de bem-estar e vida plena vai além do que é físico e material?

  • Estamos dispostos a clamar ousadamente para que sejamos purificados diante de Deus?


Sugestão de Oração

“Senhor Deus, Tu és puro e santo! Nossas impurezas fazem com que sejamos separados da Tua presença. Que o Teu Espírito revele em nós o que precisa ser purificado, e nos dê ousadia para clamar por cura e purificação. Oramos no nome e no poder de Cristo! Amém!”

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.