N.32 - QUEM PODE SEGUIR JESUS?

N.32 - QUEM PODE SEGUIR JESUS?
 

Texto Bíblico: Lucas 6.17-19
 

Meditação

O início da salvação é o conhecimento da culpa.
SÉNECA, o Jovem (filósofo)


As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes.
JESUS (Mateus 9.12)


Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve.
JESUS (Mateus 11.28-30)


A MAIOR ENFERMIDADE do ser humano é sua alienação de Deus. Essa é a fonte de todas as tragédias do homem. Trata-se de problema da maior gravidade, com desdobramentos de toda ordem: espirituais, emocionais, físicos, morais, éticos, sociais, materiais, sexuais, jurídicos, eternos...

A alienação de Deus, como já temos visto, é evidenciado tanto no viver licencioso, quanto no religioso, tanto por aquele que despreza a Deus, quanto por aquele que crê que consegue reunir méritos diante dEle. Ambas as posturas são pecaminosas, ambas são culpadas, ambas serão julgadas e punidas, mas para ambas ainda há solução, perdão e salvação.

Porém, para que haja tal cura da alma é necessário que o “doente” admita sua “enfermidade”, é necessário que o pecador se veja como tal, admita sua culpa, arrependa-se e confie na justiça que Deus
lhe oferece através da morte e ressurreição de Jesus.

A cena narrada por Lucas no texto de hoje é de beleza tocante, pois descreve exatamente esse movimento maravilhoso de rendição do ser humano – consciente de suas enfermidades, sobretudo espiritual, bem como sua absoluta incapacidade para solucioná-las – diante do grande amor, favor e poder de Deus. As curas físicas, por sinal, apesar de causarem grande impacto entre as gentes, eram tidas por Jesus como periféricas em relação a importância do perdão dos pecados (cf. Mt 9.4-8). Daí, quando Lucas apresenta esse quadro maravilhoso de Jesus acolhendo almas quebradas pela vida, pela culpa, pelos afetos pecaminosos do coração, pela opressão religiosa, pela insuficiência de méritos próprios, enfermos no corpo e na alma, e curando-os, qualquer ser humano pode (e deve) ter esperança!

Esperança de acolhimento, de aceitação, de perdão dos pecados, de justiça plena e irrevogável favorecendo-o, de cura definitiva da culpa, de renovação, de encaminhamento para uma nova vida, de amizade inabalável com Deus e da segurança na promessa de viver eternamente com Ele!

Quem pode seguir a Jesus? Os “sãos” ou os “enfermos”? Os enfermos! Apenas os enfermos... gente que não nega sua condição e carência diante de Cristo, seja pela mentira da desnecessidade, seja pela ilusão da religiosidade.
 

Leia também: Mt 9.4-8; 12; 11.28-30;
 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • O que significa ser curado por Jesus de nossas enfermidades?
  • Que tipo de cura você busca e qual é a cura que você realmente necessita?


Sugestão de Oração

Senhor Jesus, sou grato pela cura da culpa do meu pecado. Revele-me sempre o real estado do meu coração e ajude-me a render-me continuamente aos Teus cuidados. Amém.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.