N.37 - SERÁ QUE A CASA CAI?

N.37 - SERÁ QUE A CASA CAI?
 

Texto Bíblico: Lucas 6.46-49
 

Meditação

A tentação de ouvir as palavras de Jesus e não praticar, não é algo novo. Parece que já no começo do ministério de Jesus, alguns se mostravam falsos discípulos, algo que podemos chamar de discípulos por conveniência. Esses são aqueles que estão perto, ouvem, mas não praticam os ensinamentos do mestre.

Diante dessa realidade, Jesus lança uma pergunta, por que me chamam Senhor, Senhor, e não fazem o que eu digo?” Reconhecer Cristo como Senhor, é aceitar e se submeter a sua autoridade, reconhecendo e lhe dando a devida lealdade.

Após a pergunta, Jesus mais uma vez de forma muito didática, ilustra o seu ensinamento, para isso, fala sobre o homem que presta atenção no que Ele diz e pratica. Esse homem é alguém diligente em sua construção, cava fundo e lança o alicerce sobre a rocha. Esse processo por vezes é demorado e árduo mais quando as intemperes climáticas atingem a casa, os alicerces permaneceram firmes e todo esse duro trabalho terá valido a pena.

Há um paralelo natural entre a vida espiritual e a casa construída, primeiramente diante da intemperes dessa vida, quando ela nos ataca, aonde estamos firmados. Também há a relação com a nossa salvação, perdão no único e suficiente alicerce que pode nos livrar da condenação eterna.

Entretanto, há um triste caso aonde os alicerces são lançados sobre a terra errada. E logo que a pressão climática veio, a casa não resistiu e desabou. Da mesma forma é o homem que ouve as palavras de Cristo, mas não as pratica. Como Leon Morris acrescenta em seu comentário “Pode ter toda a aparência externa da respeitabilidade e pode ser notável por suas observâncias religiosas, mas faltando-lhe o fundamento, não é nada”.¹

Com isso vemos a seriedade que Deus dá a obediência, esse é um critério da vida no reino, para viver a nova vida em Cristo, é necessário obediência a suas palavras.

Deus é o nosso seguro alicerce, muitos homens e mulheres confiaram e descansaram no Senhor diante de seus dilemas. O próprio povo de Israel viveu experiências ricas com o Senhor, o salmo 124 é um belo exemplo “Se o Senhor não estivesse do nosso lado; as águas nos teriam arrastado e as torrentes nos teriam afogado; sim, as águas violentas nos teriam afogado!” Que esse seja o nosso encorajamento para vivermos o que aprendemos em Cristo.

 

Leia também: Tg 1.22; Mt 7.24-27; Sl 15.1-5; 1Jo 3.10; Mt 15.8
 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como nosso coração tem lidado ao ouvir palavra de Deus?
  • Temos buscado a prática daquilo que aprendemos em Cristo?
     

Sugestão de Oração

Senhor, nos ensine a buscar incessantemente a prática da tua palavra, que como teus filhos, possamos viver os teus ensinamentos. Nos perdoe pelas vezes que rejeitamos a vida coerente com o teu sacrifício.


¹ Leon L. Morris. Lucas – Introdução e comentário. p.128

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.