N.015 - O Salvador do Mundo

O Salvador do Mundo

Felipe Nunes

João 4.39-41

 

Meditação

O evangelho entrou em minha família através da conversão de um de meus tios. Após essa conversão boa parte dos meu parentes foram levados a Cristo. Meus pais não são convertidos, mas a transformação ocorrida na vida desse meu tio impactou a minha vida e a de outros sobrinhos.

Dito isto, gostaria de olhar para o texto de hoje. Ele nos encoraja através do exemplo de uma mulher que compreendeu quem Cristo era e depois compartilhou as boas novas com os seus.

Jesus exorta a mulher sobre seus pecados e, de forma amorosa, a leva a admitir sua condição de pecadora, não apenas expondo seu pecado, mas evidenciando sua necessidade da “Água da vida”.

Para esta reflexão é importante relembrarmos os versículos 23 e 24 deste mesmo capítulo. Com eles Jesus quer passar para essa mulher que ela não deve se preocupar com o local onde adorará o Senhor, se em Jerusalém ou Gerizim. Piper oferece excelente explicação: “A reação de Jesus foi desviar o foco da geografia para algo espantoso que estava acontecendo ali, bem diante dela. Ele disse: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês adorarão o Pai em espírito e em verdade (...)” (v.21,23). Que declaração radical, essa de que a hora de fato já chegou (...)”.

Jesus explica que Deus é espírito e seja em Jerusalém ou fora, seja gentio ou judeu, o requisito necessário para essa adoração é que ela seja feita em espírito e em verdade.

Essa mulher provavelmente estava em uma mistura de emoção, não imaginando que aquele que lhe pedia água no poço era o Messias prometido ou, para o samaritano, o Restaurador.

Muitos samaritanos creem (c.f. Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher - Jo. 4.39). Talvez esse seja um dos motivos pelo qual Jesus tenha dado tanta importância para essa mulher, que diante da revelação de que Ele era o Messias não se contém e conta sobre Ele para o seu povo.

Ao final desse relato, vê-se a importância dessa mulher nos propósitos de Cristo e um pouco do que ele tinha para aqueles que estavam fora da comunidade de Israel.

Não sabemos a dimensão que a mensagem anunciada pode alcançar em outros corações. Através dessa mulher muitos creram. Esse é um belo encorajamento para jamais deixarmos de anunciar e confiar na diferença que a mensagem do evangelho faz em nossas vidas. Através de uma conversão muitos são impactados.

 

Leia também

Gênesis 33.21-22; João 4.5; João 8.58; Isaías 55.11

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Como nosso testemunho pode impactar a vida de outros?
  • Como somos enganados com a frase “pregue o evangelho e se necessário use palavras”?

 

Sugestão de Oração

“Senhor obrigado por nos permitir um encontro contigo. Desde então nossa vida não é mais a mesma e isso tem sido demonstrado em nosso dia a dia. Dê-nos oportunidades para influenciar outros através do nosso testemunho. Perdoa-nos quando, por vezes, não falamos ou omitimos a transformação e restauração que o Senhor fez em nós. Como a mulher samaritana, que o nosso testemunho impacte a vida de muitos.”

 Revisão 14/04/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.