N.018 - A Vida em Milagres Incontroversos

A vida em milagres incontroversos

Felipe Nunes

João 5.1-18

 

Meditação

O texto se inicia dizendo que Jesus foi a uma festa religiosa dos judeus em Jerusalém. Seguindo a narrativa, um contraste é percebido, pois enquanto havia festa nesse local, em outro ocorria uma cena triste.

Era o tanque de Betesta. Ali havia uma multidão de pessoas que ansiavam por um milagre, mas viviam desamparadas, desoladas emocionalmente e com o coração aflito.

Segundo o texto bíblico, o Tanque de Betesda era um local visitado por pessoas que sofriam de enfermidades bem sérias. Todos que estavam ali ansiavam por um milagre, que supostamente ocorreria se mergulhassem no tanque quando as águas fossem agitadas por um anjo. Foi nesse contexto do livro de João, que Jesus foi até aquele lugar e uma cura maravilhosa aconteceu.

Esse é um dos milagres mais conhecidos dos evangelhos. O enfermo estava naquela situação há 38 anos e como nos diz o texto texto ele se encontrava em meio àquela grande multidão de doentes e sofredores.

Mesmo com a esperança de cura, a doença daquele homem era uma causa sem perspectivas. Ele estava só, não tinha saúde nem paz. Talvez a solidão fosse a marca de sua vida. E foi  nesse momento de desamparo que Jesus foi ao encontro dele e o abordou, estendendo-lhe a mão. Jesus transformou sua angústia e ansiedade em esperança e cura.

Quantas situações em nossas vidas nós tratamos como se não existissem soluções, descrendo em uma possível restauração? Jesus já havia transformado a vida da mulher samaritana, depois curou esse homem do nosso texto, e fez muitos outros milagres relatados nos evangelhos. Não importa como está a nossa história, a intervenção de Cristo pode transformar nossa existência.

O maior dilema de todo homem é o pecado e isso já foi resolvido na cruz. Jesus sabe o que nos aflige e a angústia de nossa alma. Ele conhece os gemidos do nosso coração, mesmo aqueles mais profundos. Não apenas isso, ele conhece os pecados que nos escravizam e os vícios que nos dominam. O mesmo que há 2 mil anos se aproximou daquele homem, está hoje aqui para nos restaurar e perdoar.

Não sei que problema você tem enfrentado, qual pecado, vício ou dificuldade que tem lhe abatido. Porém, em Cristo há uma mensagem de esperança e restauração. Ele perdoa os nossos pecados e restaura a nossa história.

 

Leia também

Salmos 77.14; Mateus 19.26; Atos 2.22; Tiago 5.17-18.

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Qual a importância do contraste apresentado pelo texto bíblico?
  • Como esse texto renova as nossas esperanças?

Sugestão de Oração

Senhor, renove as nossas esperanças. Somos gratos por intervir em nossa história e cuidar de nós. Gratos por todos os milagres realizados em nossas vidas. E, quando os dias de angústia nos atingirem, nos ensine a viver a esperança e o consolo que só o Senhor pode nos dar.

Revisão 26/05/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.