N.023 - O Pão que Cai do Céu

O Pão que Cai do Céu

Wilson Avilla

João 6.22-59

 

Meditação

A frase “Nada cai do céu” significa que nada acontece por acaso. Claro que é um recurso de linguagem, do qual Jesus fez largo uso, tomando por base uma área da experiência humana a fim de lançar luz sobre outra.

O significado de “pão” vai além do alimento preparado com cevada ou trigo, e representa toda a comida em geral. Na cultura oriental era sinônimo de hospitalidade e comunhão. Partir o pão uns com os outros representava unidade.

Jesus havia alimentado sobrenaturalmente milhares de famintos com o pão propriamente dito. E muitos o seguiam para encher o estômago, sem qualquer interesse espiritual. Ao se apresentar como o Pão da Vida Ele tinha o Calvário em perspectiva, e apontava para a carne e sangue que seriam dados como oferta pelos pecados do mundo, em um farto banquete de vida para a humanidade. A alusão ao maná, um marco na história de Israel, é clara.

O discurso continua atual. Em nossos dias somos frustrados por um “sem número” de falsas necessidades. Há quem continue buscando a Jesus apenas pelos benefícios imediatos, sem qualquer interesse na vida plena que Ele oferece.

Sua ênfase já havia sido vista na conversa com a mulher samaritana sobre a água viva, e agora Ele apresentava um alimento que perduraria para a eternidade. O ensino sobre os aspectos espirituais de Sua missão é evidente. Muito provavelmente sua metáfora foi mal compreendida, como algo que não poderia ser estragado pelo mofo ou bolor. Mas o pão que não se estraga é feito das obras de Deus que permanecem. É triste, mas há algo dentro da natureza decaída dos seres humanos que torna o trabalhar pela vida eterna mais atraente do que o receber esse pão como presente.

Existe algo que cai do céu sim, e não é chuva, que pode suprir tudo o que qualquer ser humano necessita, e que pode ser alcançado pela fé no Filho de Deus. Crer e comer são equiparados em sentido. Naquele contexto era importante dizer isso porque havia uma expectativa judaica de que, quando o Messias viesse, ele renovaria o milagre do maná. Jesus estava também dizendo que era preciso olhar além de Moisés, para vê-Lo como o maná eterno.

Essa lição precisa ser repetida hoje. Crer em Jesus satisfaz as necessidades e desejos humanos básicos da vida. É Ele quem sustenta e nutre nossa existência. A insatisfação da humanidade com os bons dons de Deus mostra a perversidade do coração humano.

Há poucas décadas alguns estudiosos das grandes tendências globais afirmaram que no século 21 a religião não mais existiria. A previsão era “furada”. Nunca se viu tamanha busca espiritual. Há grande fome, e não é por falta do alimento verdadeiro, porque o Pão que caiu do céu está oferecido a nós. Basta comê-lo!

Leia também

Êxodo 3.14; 15.24; 17.3; Números 11.4-6; Salmos 78.24; Isaías 54.13; João 4.10, 14; Romanos 10.2-4;

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Temos fome do alimento espiritual verdadeiro?
  • Temos alimentado nossa alma com o que pode dar saciedade permanente?
  • Nosso estilo de vida é coerente com a provisão do Pão da Vida que é Cristo?

 

Sugestão de Oração

“Senhor Deus, obrigado por prover o Pão da Vida, que satisfaz todas as nossas necessidades, para além do que podemos ver. Que por Ele vivamos satisfeitos! Oramos em nome de Cristo! Amém!”

Revisão 4/6/2021

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.