N.43 - SEMEANDO PARA A VIDA

N.43 - SEMEANDO PARA A VIDA
 

Texto Bíblico: Lucas 8:4-15


Meditação

Dois jovens foram criados em um lar disfuncional, sem mãe (falecida precocemente), e com um pai afundado em vícios. Apesar das dificuldades, comuns a ambos, um aplicou-se aos estudos e tornou-se bem sucedido médico, enquanto outro arruinou sua vida tal como o pai. Curiosamente, ao contarem suas histórias, os dois atribuíam seus resultados ao mesmo contexto familiar. ‘Moral da história’, as pessoas respondem de forma diferente a situações idênticas.

As histórias que Jesus contou constituem um repertório rico de ensinos sobre o Reino de Deus. Lucas, no entanto, registrou apenas duas. Não que não tenha dado importância a elas. Questão de ênfase, preferiu dar foco à importância de ouvir, obedecer e proclamar a Palavra de Deus.  

À semelhança de outras ocasiões, Jesus contou uma parábola às multidões e depois interpretou-a para os discípulos. O que está em primeiro plano nesta lição do Mestre – a parábola do semeador - não é o semeador (Jesus e seus discípulos), ou a semente (a Palavra de Deus), ainda que sejam muito importantes, mas sim os solos em que ela cai. Tanto que muitos estudiosos preferem denominá-la como ‘a parábola dos solos’. Em Lucas isso é ainda mais evidente, já que ele é o único evangelista que fala sobre as sementes pisoteadas à beira do caminho, muito provavelmente querendo significar o desprezo pela Palavra de Deus.

O princípio ensinado pela ilustração é que a recepção da palavra do Reino em um coração receptivo (solo bom) produz mais compreensão e revelação do Reino.¹ Mas enquanto Cristo está empenhado em chamar pessoas à salvação, Satanás é incansável na tarefa de se opor a isso.

A mensagem do Reino (boa semente) pregada por Jesus (O Semeador) promove respostas pessoais de aceitação ou não (solos diferentes), de salvação ou de condenação eterna. 

O coração superficial (solo pedregoso) é o ouvinte temporário.

O coração preocupado (semente entre os espinhos) é o ouvinte mundano.

O coração fértil (a boa terra) é o que aceita a mensagem e frutifica.

A incredulidade é própria do ser humano, em qualquer tempo, e impede a aceitação da graça de Deus. Ela não se limita a mergulhar alguém em escuridão externa, ela preenche o seu ser com a escuridão. A dificuldade para crer promove a insensibilidade para as questões espirituais, e o hábito de alimentar a dúvida.

“Cristo é a semente viva, e a Bíblia é a casa que o detém. A casca que contém a semente é a coisa mais preciosa do mundo.”² Deus continua semeando vida. Que tipo de solo somos?

 

Leia também: João 8:31,44; Hebreus 10:29; Romanos 8:31-39; 9:17-18; 2 Coríntios 11:3; 2 Pedro 3:9

 

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Por que usamos nosso ‘temperamento’ para justificar nossa dificuldade em atender aos chamados de Deus?

  • Que tipo de coração é o nosso, em relação à parábola?

  • Temos frutificado? Como?

 

Sugestão de Oração

“Deus, obrigado por promover tão grande semeadura de vida, com a Mensagem do Reino de Cristo. Que nossos corações respondam com arrependimento e fé a esse chamado para frutificar. Oramos em nome de Jesus! Amém!” 


¹Toussant
²W. Arnot

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.