N.51 - A PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

N.51 - A PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES
 

Texto Bíblico: Lucas 9.10-17

Meditação

“Nada é maravilhoso exceto o anormal, e nada é anormal até que compreendamos a norma.”

“Existe uma atividade de Deus demonstrada em toda a criação, uma atividade em larga escala, digamos, que os homens se recusam a reconhecer. Os milagres operados por Deus encarnado, que viveu como um homem na Palestina, realizam as mesmas coisas que esta atividade maior, porém em velocidade diferente e em escala menor. Um dos principais propósitos disso é que os homens, ao ver algo sendo feito por um poder pessoal em pequena escala, pudessem reconhecer, quando vissem a mesma coisa sendo feita em grande escala, que o poder por trás dela também é pessoal – é, na verdade, a mesma pessoa que viveu entre nós há dois mil anos.”

“...as pessoas modernas têm uma antipatia quase estética por milagres.”
C. S. LEWIS
Milagres. IN: Deus no banco dos réus

A COSMOVISÃO CRISTÃ ORTODOXA não tem qualquer problema com milagres. Não faria sentido crer num Deus pessoal, onipotente, onipresente e onisciente, Criador e sustentador de todas as coisas, caso Sua criação não estivesse aberta às Suas intervenções. Parafraseando Chesterton, admitir a “mágica” implica em ter que reconhecer o “Mágico”. Eis o porquê de tanta gente insistir na inexistência de milagres...

Lucas, como se sabe, não foi testemunha ocular dos fatos narrados em seu Evangelho. Daí, algum espertalhão poderia acusá-lo de disseminar fake news sobre Jesus, como forma de tentar anabolizar uma fantasia messiânica do mundo antigo, que visava nada mais que cooptar e tirar proveito de gente com mente fraca... Ora, por favor!! É preciso ser muito mirim para cair nesse tipo de falácia!

Em primeiro lugar, uma mentira desse porte já teria sido desmascarada, não resistindo ao teste do tempo; segundo, grande número de testemunhas, menção do local e ocasião tornam impossível não desmentir o relato, caso não tivesse ocorrido, de fato; terceiro, Lucas empenha, além de todo seu esforço investigativo, nome e credibilidade em seu Evangelho, visando unicamente oferecer um relato fidedigno a Teófilo sobre a trajetória de Jesus; quarto, alinhar-se com a narrativa do Deus encarnado e Sua Obra, especialmente naquela época, era sinônimo de perigo, não de prestígio. Fosse mentira, Lucas teria todos os motivos para relatar exatamente o oposto do que escreveu.

Questões apologéticas à parte, o que chama a atenção nessa passagem é a forma holística como Jesus se interessa pelo ser humano: Ele acolhe as multidões, cura seus enfermos, ensina-as (mais uma vez) sobre a realidade iminente e maravilhosa do Reino de Deus – e sua supremacia sobre o reino dos homens – e, por fim, alimenta-as fisicamente. O que isso nos ensina? Que o cuidado de Deus conosco é sempre completo, preciso, na medida certa, atingindo todos os aspectos do ser.

Mas há também outra lição valiosa nessa passagem: os agentes do Reino de Deus (i.e., todo homem e mulher salvos por Jesus) não devem esquivar-se dos problemas da sociedade, e, sim, ocupar as brechas; também devem ousar confiar no caráter fidedigno e poder sobrenatural do Senhor da Realidade para a provisão das soluções que transcendam as competências humanas, quando a Seu serviço, para a Sua glória, em meio ao predicamento humano. Afinal, o extraordinário é a especialidade de Deus. Ousemos, então nos ocupar com o ordinário, o comum, servindo-O enquanto vivemos o Reino de Deus no reino dos homens. E prepare-se! Testemunharemos coisas tremendas.
 

Leia também: Mt 14.13-21; Mc 6.30ss; Jo 6.1-13

Sugestões para Discussão em Grupo

  • Qual é seria a principal finalidade de um milagre?

Sugestão de Oração

Senhor, que dispor-me a ousar em Teu Nome, confiando em Teu caráter, para o louvor da Tua glória. Ajude-me, por favor. Em nome de Jesus. Amém!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.