N.81 - PRIMEIROS E ÚLTIMOS

N.81 - PRIMEIROS E ÚLTIMOS
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 13.22-30

 

MEDITAÇÃO

"Os últimos serão os primeiros" é uma expressão popular (arremedo das palavras de Jesus) que se tornou consolo de quem não consegue os melhores resultados, mas mantém a esperança de algum dia, não se sabe como, estar entre os primeiros.

Nos dias em que a frase foi corretamente pronunciada pelo Mestre, a realidade religiosa era contraditória, já que as pessoas se distanciavam do cumprimento ideal da lei de Deus enquanto nutriam um sentimento de orgulho quanto à condição espiritual privilegiada de Israel no futuro, idealizada na restauração do reinado davídico. Ou seja, viviam como se já estivessem com as senhas do Reino na mão. 

Nos dias de hoje, a realidade não é muito diferente, especialmente quando o assunto é inferno. As pessoas estão mais propensas a crer em fadas, duendes, extraterrestres, demônios, ‘religiões exóticas’, do que no juízo e fogo eterno, como se deles estivessem livres.

Durante uma viagem (em direção a Jerusalém, e à cruz), em que Jesus sem pressa ia se detendo em cidades e vilas no caminho, alguém lhe perguntou: ‘Senhor, só alguns poucos serão salvos?’. Ao que parece, o questionador queria saber se estava certo ao concluir do que Jesus já havia ensinado que só algumas pessoas entrariam no Reino (que estava no cerne da ideia de salvação).

Como em outras ocasiões, Ele não respondeu à pergunta diretamente, mas explicou usando metáforas. A porta estreita significa Seu ensino. Haverá quem a considere muito apertada, muito sofisticada ou até muito simples, e por ela nem todos passarão.

Entrar por ela exige esforço, não no sentido de empenho humano, mas de submissão ao senhorio de Cristo, em razão dos obstáculos no caminho - o mundo que nos cerca, o diabo, e nossa natureza carnal. 

Em algum momento a porta será fechada pelo ‘dono do palácio da salvação’¹, excluindo alguns da presença de Deus, que serão destinados inescapavelmente ao choro e ranger de dentes. 

Jesus confirmou o ensino do Antigo Testamento de que os gentios – os últimos - também participariam do Banquete Messiânico, algo improvável e que chocava os ‘donos das senhas’ – os primeiros a ouvirem do plano da redenção. Na versão bíblica ‘A Mensagem’, Eugene Peterson parafraseia Mateus 7.21 nos seguintes termos: “Saber a senha correta – por exemplo, ‘Senhor, Senhor’ – não levará vocês a nenhum lugar comigo. O que se requer é obediência, é fazer o que meu Pai deseja...” Na vida prática a reputação precede o caráter, mas diante de Deus o caráter antecede a reputação. O que vem primeiro?

 

LEIA TAMBÉM
Isaías 25.6-7; Mateus 7.13; 25.30; Marcos 10.23-26; João 10.9


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Temos vivido de forma indiferente para com a vida eterna?

  • Como consideramos o ensino de Jesus, como metáfora da porta estreita? 

  • Como nossa vida indica que já entramos pela porta estreita?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Jesus ajuda-nos a fazer de nossas ações e pensamentos a melhor expressão de compreensão dos teus ensinos, e de entrada no Teu Reino! Amém!


¹Hendriksen

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.