N.83 - QUANDO É PROIBIDO FAZER O BEM

N.83 - QUANDO É PROIBIDO FAZER O BEM
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 14.1-6

 

MEDITAÇÃO

Impossível calcular a quantidade de metas, votos e propósitos que foram formulados neste começo de ano, no anseio por dias melhores. Parece inescapável, boa parte do nosso frágil viver está baseada em expectativas, algumas reais, outras nem tanto, especialmente de sermos melhores, o que inclui fazer o bem. Mas há armadilhas por todos os lados, principalmente de consumo, apelando a uma felicidade individual que está sempre por vir. É um erro pensar que Deus está primariamente preocupado com nosso bem estar. A felicidade, como ensina a Bíblia, é consequência da obediência à vontade de Deus. Na verdade, chama-se fidelidade, e ela diz respeito também ao que está à nossa volta.

Jesus demonstrou de muitas maneiras sua lealdade aos princípios eternos, colocando-os sempre em nível mais elevado. E não foram poucas as vezes em que, principalmente os fariseus, o recriminaram por suas violações da lei. Em uma ocasião comum, comendo na casa de um líder religioso, Jesus percebeu que entre os convidados havia um homem com hidropisia, decorrente provavelmente de problemas renais ou cardíacos; algo que os rabinos consideravam como resultado de imoralidade.

Sabendo de todas as implicações de oferecer ajuda ao doente naquele contexto, Jesus perguntou aos fariseus se era permitido curar no sábado. Como nada responderam, depois de promover o milagre, Jesus argumentou que a lei permitia salvar um filho, ou mesmo um animal, em situação extrema no sábado, e que, portanto, seu ato era lícito. Não se tratava de uma argumentação ética sobre um bem maior, mas uma afirmação do poder e autoridade que estavam sobre Ele, como demonstração do princípio que estava na origem da própria lei.

A justiça do Reino é aplicável à vida cotidiana, e confronta a mera religiosidade. Isso nos desafia a servir e fazer o bem de modo que nossos semelhantes sejam dignificados, Cristo seja honrado, e nossa recompensa seja a de maior valor.

Fazer o bem é muito mais do que obter o favor divino. Como afirmou Lewis, temos receio que o céu seja uma espécie de suborno, e que se alcançarmos o objetivo isso seja desinteressante. Não é assim. O céu não oferece nada que uma alma mercenária possa desejar. É seguro dizer que só os puros de coração verão a Deus, pois só os puros de coração o desejam.

Em 2021 é proibido fazer o bem que tenha como motivação interior o orgulho. Não será permitido também fazer bem como mera expressão de religiosidade.Tudo porque fazer o bem deve ser expressão do amor demonstrado por Cristo na cruz.

 

LEIA TAMBÉM
Êxodo 23.4-5; Salmos 37.4; João 5.1-9


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Nossos propósitos pessoais de fazer o bem foram renovados?

  • Nossas motivações para fazer o bem são coerentes com a prática de Jesus?

  • Que recompensas esperamos alcançar fazendo o bem a outros?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor Deus, não permita que nossas motivações ao fazer o bem a outros neste ano que se inicia sejam reprováveis. Ajuda-nos a termos a mesma compaixão de Cristo, e aumenta nossa sensibilidade para perceber os que carecem de ajuda à nossa volta. Em nome de Jesus podemos assim fazer! Amém!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.