N.93 - FAÇA NOSSA FÉ CRESCER

N.93 - FAÇA NOSSA FÉ CRESCER
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 17.1-10

 

MEDITAÇÃO

Sabemos que Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a sua vontade.”
JESUS • João 9.31

“Aqueles que aceitam meus mandamentos e lhes obedecem são os que me amam.”
JESUS • João 14.21

A TERCEIRIZAÇÃO é prática corriqueira em nossos dias. O conceito, grosso modo, implica transferir responsabilidades para outros através da contratação de competências específicas para a resolução de problemas e execução de serviços. Nossa realidade está permeada por essa prática necessária e saudável, em grande parte. Afinal, ninguém precisa se tornar um artesão para obter um bom sapato, a não ser que tenha pendor para o ofício e deseje viver dessa nobre arte.

Porém, quando o assunto é relacionamento com Deus e o exercício da vida cristã, terceirizar... errr... bem... simplesmente não funciona. É pedir para passar vergonha, mesmo, sabe? Adão, por exemplo, tentou transferir a responsabilidade da Queda para Deus: “Foi a mulher que o Senhor me deu que causou essa bagunça toda...” Pegou mal, muito mal, e não colou. Olhe nós aqui, lidando com os efeitos da Queda, ainda...

Algo semelhante acontece no texto base da reflexão de hoje. Se você ainda não o leu, faça-o. E note como os seguidores de Jesus podem inventar desculpas pseudo-piedosas para fugir de suas responsabilidades mais básicas com Ele. Seria cômico se não fosse trágico.

Jesus inicia afirmando algo realmente perturbador: sempre haverá quem cause escândalo entre os cristãos, ao ponto de impactar negativamente a vida de muitos crentes. Mas, adverte, sombriamente, que apesar da inevitabilidade desse tipo de situação, seus protagonistas deveriam preferir um afogamento horroroso ao desconforto e prejuízo causados entre o povo de Deus, indicando que o erro não ficará impune. É sob essa realidade que Jesus, então, ensina e ordena seus seguidores sobre a forma como deveriam proceder para tratar as incidências de pecado entre eles:

1) Se um irmão pecar – i.e, se a pessoa tiver cometido um erro, de fato, violando qualquer princípio bíblico;

2) repreenda-o – chame sua atenção sobre o erro, apresentando o fato à luz do princípio violado, com vistas ao arrependimento e restauração;

3) se ele se arrepender, perdoe-o – se sua mente e coração evidenciarem ruptura com o erro, seguida de disposições reais de obediência ao princípio violado, fique em paz com ela, deixe-a em paz, fique em paz e não toque mais no assunto.

Diante da clareza indiscutível da ordenança do Senhor, causa estranheza o pedido dos discípulos, “faça nossa fé crescer”, como se o cumprimento da ordenança apresentada por Jesus fosse meramente questão de fé (que Ele deveria providenciar, diga-se...), e não de obediência pessoal. Eis aí a terceirização. O pedido “piedoso” que tentava transferir a responsabilidade do cumprimento da ordenança para Deus. “Se o Senhor me der fé, eu cumpro, caso contrário, sabe como é...”

Obviamente, a manobra não colou e continua não colando. Jesus esclarece que se a prática de tratar pecados entre os cristãos verdadeiros fosse meramente problema de fé, a menor delas já daria conta do recado. A dificuldade, portanto, não é o tamanho da fé, mas a disposição (ou não) de obedecê-LO. E vá tentar terceirizar obediência...

A questão, portanto, se resumia em querer ou não obedecê-lO, cumprindo uma ordenança ética que figura como “arroz com feijão” no Reino de Deus. Para não deixar dúvidas, Jesus até usa uma pequena parábola para afirmar o valor basilar da obediência na vida cristã, usando a ilustração do servo que, cumprindo obedientemente suas responsabilidades diárias para com seu senhor, nada mais faz que sua obrigação.

A ética do reino de Deus sempre admitirá recomeços verdadeiros. Por isso é tão bela, grandiosa e graciosa. Como afirmou Howard Hendricks, “Deus nunca se cansa de nossos recomeços quando são, de fato, recomeços”. Para tratar pecados entre nós, evitar escândalos e ajudarmo-nos mutuamente a recomeçar é necessário apenas um pouco de fé e boa dose de obediência.

Mas, sempre é bom reforçar: para que funcione, não vale terceirizar.

 

LEIA TAMBÉM
Sl 16.2; Pv 7.2; 17.10; Jo 9.31; 14.21; Gl 6.1,2


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Como você tem lidado com essa ordenança de Jesus? Terceirizando ou obedecendo?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
DEUS querido, perdoe-me por tantas vezes tentar me esquivar de minhas responsabilidades para contigo e para com meus irmãos.
Agradeço a fé com a qual fui agraciado. Quero obedecer-Te!
Por isso clamo que Teu Espírito Santo sempre me incomode quando eu errar, abrindo-me para Tua intervenção amorosa através dos meus irmãos em Cristo.
Também clamo por sabedoria e graça para repreender meus irmãos com amor, quando pecarem. E que minha obediência honre Teu Nome, pois é isso o que importa.
Em Nome de Jesus. Amém

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.