N.94 - PURIFICAÇÃO COMPLETA

N.94 - PURIFICAÇÃO COMPLETA
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 17.11-19
 

MEDITAÇÃO

O que se passa atrás do seu olhar
Nesse lugar onde o meu olhar
Não pode penetrar?
O que se esconde atrás do seu sorrir
Neste lugar onde o mentir
Não pode enganar?
Pois mesmo que a cada dia
Vista-se roupa nova
Ou seja perseguida a alegria
Carrega-se a si mesmo como prova
De que tudo será como antes
[...]


EM TEMPOS COMO OS NOSSOS, marcados pela presença terrível de uma doença mortal de proporções globais, a expectativa da cura definitiva tornou-se o grande anseio da humanidade, no presente. Vacinas têm se tornado a Pedra Filosofal dos nossos dias, atraindo e convergindo as grandes esperanças de uma humanidade angustiada, sofrida e amedrontada com a dimensão do problema sanitário do século (ao menos, até aqui...).

O desejo de “voltar à normalidade”, seja lá o que tenha sido isso no passado (já nem tão recente), guarda tanto legitimidade, quanto ilusão. É legítimo, pois deseja ver erradicado um mal que vem ceifando, sobretudo, vidas. É ilusório, pois ainda que a cura definitiva para a COVID-19 ocorra, a realidade já foi inexoravelmente afetada pelo período da pandemia. Nada será como antes. Mas... será que deveria?

Curiosamente, a realidade atual guarda algumas semelhanças interessantes com o episódio em que Jesus cura os dez leprosos, na fronteira entre Galiléia e Samaria.

A lepra, outra doença terrível, era incurável naqueles dias. Seu portador carregava o estigma (físico e emocional) da impureza e desgraça. Rejeitado e banido da sociedade, era definitivamente condenado ao isolamento social. O presente e o futuro não eram nada auspiciosos para um leproso.

Entretanto, quis a Divina Providência que aqueles dez se encontrassem com Jesus. Conhecendo Sua fama, clamaram para ser curados, no que foram prontamente atendidos. Mas, note que a cura da lepra, mesmo sendo milagrosa, devolveu àqueles homens “apenas” a saúde de outrora. Tudo voltou a ser como antes. E isso era tudo o que nove deles desejavam: a normalidade passada. Ficaram plenamente satisfeitos com a cura maravilhosa de seus corpos. Nada mais era necessário. Agora poderiam retornar às suas antigas vidas. 

Apenas um deles, o samaritano, “o estrangeiro”, regressou a Jesus adorando-O, cheio de gratidão. Para aquele homem, a cura temporária do corpo sinalizava a esperança de uma cura maior e definitiva. Era o início de algo maior, onde nada mais seria como antes. Ele não se contentaria com a normalidade passada, pois sua busca focava esperança futura.

É esse “pacote completo” que Jesus lhe oferece. Sua purificação é completa, alcançando muito mais que o corpo perecível. Sua alma fora purificada erradicando definitivamente as consequências do pecado.

Chama a atenção, por fim, que 9, entre 10 indivíduos, buscaram a Deus apenas para que a normalidade da vida lhes fosse devolvida. Foi tudo o que receberam. Apenas 1, entre 10, desejou que nada mais fosse como antes. Esse recebeu muito mais do que poderia imaginar.

Mas pode haver novo dia
Com esperança nova
Se cristo é a razão da alegria
Carrega-se a si mesmo como prova
De que nada será como antes

NADA COMO ANTES • Sérgio Pimenta

 

LEIA TAMBÉM
Lv 13.1-14.2; Mt 9.22; Mc 10.52;


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Por qual tipo de cura seu coração mais almeja, hoje?

  • Você também tem clamado pela cura plena das pessoas incrédulas que conhece?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor Jesus, obrigado pela cura eterna que Tu me proporcionaste com Tua morte na Cruz e ressurreição. Enquanto aguardo ser plenamente curado do pecado, já fui curado de suas implicações. Essa é a maior cura que um ser humano poderia desejar: ser definitivamente reintegrado à comunhão contigo. Agora, clamo ao Senhor que permitas que a cura para a COVID-19 seja plenamente alcançada, por favor. E que na esteira dessas curas, muitas curas plenas aconteçam. Numa proporção muito maior que 1 para 10. Para honra e glória de Teu Nome. Amém.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.