N.32 - A QUEM EU SIGO?

N.32 - A QUEM EU SIGO?
 

Texto Bíblico: João 10.22-42

Meditação

“Quero evitar aqui que alguém diga a enorme tolice que muitos costumam dizer a respeito dele: 'Estou pronto para aceitar a Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito sua reivindicação de ser Deus'. Esse é o tipo de coisa que não se deve dizer. Um homem que fosse meramente um ser humano e dissesse o tipo de coisa que Jesus disse não seria um grande mestre de moral. De duas uma, ou ele seria um lunático – do nível de alguém que afirmasse se um ovo frito – ou então seria o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus; ou então é um louco ou algo pior. Você pode descartá-lo como sendo um tolo ou
pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou, então, poderá cair de joelhos a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas não me venha com essa conversa mole de ele ter sido um grande mestre de moral, pois ele não nos deu essa alternativa e nem tinha essa pretensão.”

LEWIS, Cristianismo Puro e Simples, p.86.

DENTRE TODAS AS ABERRAÇÕES opinadas sobre Jesus por aí, talvez a pior seja aquela que O reduz à condição de “alma iluminada”, incensando-O como ser “elevado”, de “espiritualidade superior”, integrante de um time de humanos notáveis, como Buda, Confúcio, Maomé, Gandhi, entre outros “mestres” da ética e da moral, “ofertados” ao mundo (sabe-se lá por quem ou pelo quê) para aprumá-lo de tempos em tempos. Sob essa ótica, aceita-se que Jesus foi tudo de bom, menos o Bom Deus.

Incredulidade e pseudo-credulidade são irmãs siamesas com esquizofrenias distintas: a primeira rejeita a verdade por subtração, a segunda, por adição. E aqui vale um lembrete: a verdade é o que é, aquilo que corresponde à realidade. Subtraia ou adicione algo à verdade e o que terá é uma mentira.

Esse é o ponto de Jesus com os fariseus, que insistiam numa pergunta (“Dize-nos: És tu o Cristo?”) para a qual não desejavam, de fato, uma resposta sem adições ou subtrações.

Mesmo assim, Jesus a dá: “Eu já lhes disse, mas vocês não creem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim, mas vocês não creem, porque não são minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” Ponto. Verdade simples, clara e objetiva, sem adições ou subtrações.

Como os fariseus reagem? Subtraindo. Acusam Jesus de falsidade, de insulto a Deus, tentando, por fim, matá-lO. Isso, sim, é que é verdade inconveniente...

Inconveniente, pois Jesus afirma que temos um problema grave que não podemos resolver sozinhos – nossa condição pecaminosa – e se há duas verdades que os seres humanos detestam ouvir, é que possuem um problema grave e não são competentes para resolvê-lo sozinhos.

Ovelhas são aquelas que ouvem a Verdade, creem na Verdade, seguem e Verdade e por isso podem viver pela e para a Verdade.

E você? A quem segue? Você mesmo, um jesus genérico, ou Jesus, O Messias? Dessas opções, apenas a última é isenta de adições ou subtrações.

Leia também
Mateus 1.18-21; 10.32; Marcos 16.16; Lucas 2.29-32; João 14.6; Romanos 10.9-10.


Sugestões para Discussão em Grupo

  • A quem você segue? Você mesmo, o jesus genérico ou Jesus, O Messias? Lembre-se que convicções, fé e confiança corresponderão em qualidade à veracidade de quem você está seguindo.
  • Se você ainda não segue a Jesus, gostaria de fazê-lo? É simples: faça, com convicção pessoal a oração que segue.


Sugestão de Oração para quem deseja seguir a Jesus, o Messias:

“Senhor Jesus, creio em Ti!
Creio que Tu és O Único Deus Verdadeiro; que encarnou para receber, com Tua morte na cruz, o castigo pelos meus pecados e, no poder a autoridade da Tua ressurreição, podes declarar-me justo diante de Deus, o Pai.
Reconheço que sou pecador e não tenho méritos próprios para me relacionar contigo, Senhor Deus. Por isso peço clamo por Teu perdão e justificação.
Receba-me em Tua família, Pai de Amor, mediante a fé que, neste intante, declaro em Jesus, o Filho.
Espírito Santo de Deus, vem selar-me a habitar em mim para honra e glória de Deus. Em nome de Jesus. Amém."

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.