N.34 - CONSPIRAÇÃO CONTRA A VIDA

N.34 - CONSPIRAÇÃO CONTRA A VIDA
 

Texto Bíblico: João 11.45-57

Meditação

“O poder real não vem do ódio, mas da verdade.”
ABRAHAM LINCOLN


SE VOCÊ ACHA QUE A PANDEMIA que enfrentamos, em 2020, revelou o que há de pior nos governantes do Brasil e do mundo, é por que ainda não leu João 11.45-57 com a devida atenção. Nessa passagem temos contato com o que há de mais baixo, vil e sórdido nos bastidores do poder. Ali, a malignidade e maquinações dos fariseus pela manutenção artificial do “poder”, ocultada por camadas e mais camadas de pseudo-piedade e tradicionalismo religioso, atinge o ápice da embriaguez adicta e arrogante, fazendo com que os maus políticos e maus servidores públicos atuais pareçam crianças malcriadas disputando a posse de um brinquedo.

Não é exagero. A conspiração tramada contra Jesus pelo Sinédrio, após a ressurreição de Lázaro, é demoníaca, covarde e vergonhosa: “Aí está esse homem realizando muitos sinais miraculosos. Se o deixarmos, todos crerão nele, e então os romanos virão e tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação.”

Veja que insanidade! O problema dos fariseus é que os milagres de Jesus evidenciavam o verdadeiro e genuíno poder de Deus, desmascarando-os como líderes e figuras religiosas. Se os milagres eram verdadeiros, benéficos e significativos, evidenciando a messianidade de Jesus, pouco importava. A
verdade era um detalhe inconveniente. O que importava é que Jesus tinha (tem!) um poder com o qual eles não podiam competir e isso assustava e amargurava seus corações. Acabam seduzidos pela maldade, fruto do medo, inveja e ciúmes. Jamais estiveram preocupados com a vontade de Deus e Seus desígnios para a nação de Israel. Sua intenção foi apenas eliminar a concorrência pelo poder. As palavras de Caifás dão o tom dessa malignidade trágica: “Não percebem que é melhor para nós que morra um homem pelo povo, e que não pereça toda a nação”.

Mas, o que realmente impressiona nesse texto é o poder soberano de Deus que, graciosamente, faz desse estratagema maligno e vil, o instrumento para a execução de Seu Projeto Redentivo.

Percebe o que está acontecendo aqui? Há duas conspirações em curso: uma é humana e maligna, contra a vida; a outra é divina, expressão sublime do amor que se sacrifica em favor da vida. Veja, o Pai ama, de fato, o Filho. Deus é amor! Mesmo assim, a morte de Jesus, decidida na eternidade “passada” pela Trindade, é elemento necessário para o cumprimento do propósito Soberano de redimir a Criação. Lembra-se do manifesto de Jesus, em João 10.17? “Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”. O Pai conspira com o Filho e o Espírito em favor do homem, por amor.

No entanto, a conspiração divina não isenta a responsabilidade da conspiração humana, capitaneada por Caifás (e articulada por Satanás). Jesus confirma esse veredicto a Pilatos, em João 19.11: “aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior”.

Enquanto o Sinédrio jogava varetas com o diabo, Deus escrevia a História, cravando uma estaca no coração da morte. A história deixa bem claro qual conspiração prevaleceu.

Leia também
Gênesis 3.15; Isaías 52.13 a 53.12; João 10.17; 19.11; Romanos 16.20; Gálatas 4.4-5; Hebreus 2.14; 1João 3.8


Sugestões para Discussão em Grupo

  • Nesses tempos em que muitas coisas parecem “conspirar” contra nossa vida, paz, segurança e felicidade, ser lembrado que Deus conspira em nosso favor, em todas circunstâncias, impacta sua mente e coração, perspectiva e ações?
  • Como seus pensamentos e sentimentos reagem à conspiração divina?


Sugestão de Oração:
“Soberano e Amado Deus! Tu és tremendo! Obrigado
por conspirar em nosso favor e prevalecer. Amém!"

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.