N.106 - QUANDO MUITOS NÃO COMPREENDEM

N.106 - QUANDO MUITOS NÃO COMPREENDEM
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 19.41-44
 

MEDITAÇÃO

Um estudioso da Bíblia afirmou que podemos conhecer bem o que Jesus queria fazer, que é possível saber muito sobre o que ele disse, e que ambas as afirmações fazem sentido no contexto da história do judaísmo.

Bem, assim afirma um cristão. Os judeus nunca aceitaram Jesus além do entendimento de que foi um grande homem e pregou ideais universais. Segundo eles, por declarações de um conhecido rabino, Deus não pode se materializar sob nenhuma forma, e não há um ‘filho de Deus’ que se eleve acima de outros seres humanos.

Por crer na autoridade e inspiração das Escrituras, não temos dúvida sobre a divindade de Cristo, ou quanto à Sua encarnação, e cremos no Reino messiânico por Ele inaugurado. Jesus sempre denunciou abertamente o contexto religioso de seu povo, que era enganoso e hipócrita.

Por tudo isso não surpreende a comoção que o dominou em uma das mais marcantes ocasiões de sua trajetória terrena, avistando Jerusalém, pouco antes de sua morte. Por saber tudo que estava para acontecer, a emoção foi grande, e o lamento cheio de compaixão que ele expressou olhando para a grande cidade era por seu destino, mas também e principalmente, por aqueles muitos que não compreenderam sua vinda.

Alguns exemplares antigos da Bíblia removeram esta passagem sobre Jesus ‘chorando’, porque os tradutores viram nisso um traço de fraqueza incompatível com a perfeição divina.

Com lágrimas ou sem frustração era justificável por tudo que Ele havia ofertado em reconciliação à ‘cidade da paz’, no desejo de evitar sua destruição. Mas o povo e os governantes, cegos espiritualmente, não discerniram o significado das ministrações de graça, e a dádiva foi rejeitada. O que havia sido profetizado, e que estava sendo cumprido, não foi percebido. Que triste!

Ele sabia também que o desejo de Israel por um Messias político traria grande destruição dentro em breve – o que aconteceu de maneira tão trágica que alguns historiadores dizem que é difícil imaginar algo mais horrendo. 

Esse acontecimento dos Evangelhos, pouco notado em geral, tem grande significância para a missão que Jesus daria aos discípulos posteriormente, e para nós lições preciosas:

  1. O coração misericordioso de Deus está demonstrado em Cristo;

  2. Deus sabe que o melhor para nós é Cristo, e nos dá oportunidades para concordar com Ele quanto a isso;

  3. Ele se entristece quando é rejeitado;

  4. Ele aplica justiça à rejeição, não vingança, para satisfazer seu caráter santo.

 

LEIA TAMBÉM
2 Reis 8.11-12; Jeremias 8.18-22; 15.5; Lamentações de Jeremias; João 11.35


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • A grande misericórdia de Deus nos comove?

  • Somos facilmente conquistados pela ideia de que Deus sabe o que é melhor para nós, mesmo nas dificuldades?

  • Temos entristecido o coração de Deus com alguma rejeição à Sua vontade?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor Deus, a comoção de Jesus por muitos que não o compreenderam é uma demonstração clara do Teu coração cheio de misericórdia por nós. Ajuda-nos a respondermos a ele com disposições de arrependimento e fé! Oramos em nome de Cristo! Amém!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.