N.115 - A PERSEVERANÇA PARA A VIDA PLENA

N.115 - A PERSEVERANÇA PARA A VIDA PLENA
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 21.5-36
 

MEDITAÇÃO

DR. BARNHARDT:
Uma dúvida, Sr. Klaatu: suponha que rejeitemos suas propostas. Qual seria a alternativa?
KLAATU:
Receio que não haja alternativa. Nesse caso, o planeta Terra teria que ser... eliminado.
DR. BARNHARDT:
Existe tal poder?
KLAATU:
Eu lhe garanto: tal poder existe.
O DIA EM QUE A TERRA PAROU¹

 

A FASCINAÇÃO E ASSOMBRO do ser humano pelo fim do mundo é evidente. Está presente num sem número de filmes, livros, músicas, jogos, peças, ...cosmovisões. Tanto é, que, na visão de Jung², ideias como o fim do mundo deveriam ser entendidas como arquétipos, isto é, “conteúdos imagísticos e simbólicos do inconsciente coletivo, compartilhado por toda a humanidade” através da história. Não se trataria de verdade objetiva, portanto, mas da elaboração e perpetuação de mitos e crenças como forma de dar essência e confortar o ser humano em sua jornada neste mundo.

Sob esse olhar, Deus, Criação, Queda, Redenção e Consumação, por exemplo, seriam concepções humanas, surgidas na esteira da aurora da humanidade; perpetuadas e compartilhadas por ela através de suas variações surgidas no correr do tempo.

Porém, o que Jung chamou de inconsciente coletivo, a teologia cristã chama de Revelação³: Deus existe, revela-Se e revela Seus propósitos. Entre eles não está o fim do mundo, mas um ajuste de contas final com a humanidade, culminando com o fim da presente ordem mundial e da história como a conhecemos. Essa é a natureza desse discurso de Jesus: a certeza do juízo vindouro e a necessidade de perseverar diante dos muitos sinais da deterioração humana.

Jesus deixa claro que os acontecimentos que antecederão a sua Volta guardam similaridades completas com os eventos que culminaram na destruição de Jerusalém e do templo, ainda no primeiro século: “falso messianismo, tumultos mundiais e perseguição generalizada.”* Essa realidade brutal exigia e exige vigilância dos discípulos.

O alerta de Jesus tinha uma finalidade clara: preparar o espírito e ânimo dos seus seguidores, alertando-os sobre as dificuldades à frente, mantendo firme a confiança nEle e em Seu regresso glorioso, o ponto central do discurso.

Note que Jesus lhes dá notícias bem ruins sobre o futuro próximo e o não tão próximo, mas garantindo que tudo culminará com Seu Regresso para fazer justiça e trazer ordem ao caos instalado no predicamento humano, desde a Queda.

É possível (e muito provável) que os discípulos tenham experimentado grande temor e tremor com tais notícias – “Como??! Estamos em Jerusalém, na expectativa da entronização de Jesus, e Ele vem com esse papo sobre destruição, fake news, oposição e perseguição? Qual é?!”

Porém, por mais difícil tenham sido (e sejam) as notícias e alertas de Jesus, elas demonstraram Seu grande amor, misericórdia e graça, preparando-nos para viver na presente era com as disposições corretas e os parâmetros seguros para ler a realidade, perseverar corajosamente nas adversidades (não é a COVID-19 uma peste?), suportar a oposição (e eventual perseguição), enquanto aguardamos as benditas e definitivas justiça e consolação prometidas por Ele, quando da Sua volta.

Viver sob esse prisma é viver plenamente. Uma plenitude que deve começar aqui. Pode começar hoje. Pode começar agora.

Bora perseverar juntos?

 

LEIA TAMBÉM
Mt 24.1-51; Mc 13.1-37


PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • A perspectiva de tempos difíceis à frente tem afetado negativamente sua confiança no Senhor ou é a confiança nEle que tem nutrido sua perspectiva sobre Seus cuidados, ainda que sobrevenham tempos difíceis?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor! Tu Vives! Aleluia!!
Porque Tu vives, Jesus, posso crer no amanhã. Porque Tu vives, Senhor, não preciso temer. E eu bem sei (sim eu sei!) que a minha vida está nas Tuas mãos! Nas mãos do Deus encarnado e ressuscitado que está vivo!
Ó Senhor, aplaina os meus caminhos, ajudando-me a perseverar! Por favor, ainda que os dias à frente sejam difíceis, encha-me de coragem para continuar prosseguindo bem, até meu encontro contigo!
Amém.

 

¹The Day the Earth Stood Still. 20th Century Fox. 1951.
²Carl Gustav Jung, Psiquiatra suíço (1875-1961).
³AGRESTE, Ricardo. A Jornada. s.p.
*PINTO, Carlos O. Foco & Desenvolvimento NT. p.144.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.