N.122 - O GALO PRECISAVA CANTAR?

N.122 - O GALO PRECISAVA CANTAR?
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 22.54-65
 

MEDITAÇÃO

Sem dúvidas Pedro é um dos personagens que mais caracteriza o nosso relacionamento com Deus, por vezes estamos bem mas logo oscilamos. Enquanto o Senhor Jesus orava, ele foi pego dormindo; enquanto Jesus é preso como "manso cordeiro, que é levado ao matadouro" (Jr 11:19; Is 53:7), Pedro saca a espada ferindo o servo do sumo sacerdote (v. 50; Jo 18:10).

Momentos de crise na vida cristã são oportunidades que temos para crescer e confessar a Jesus Cristo como Senhor. Todo cristão passa por momentos de crise, inevitavelmente passaremos por eles. É fácil acusar Pedro por ter negado Cristo.

Assim como foi com Pedro, também somos avisados e alertados, e por vezes o galo canta e não ouvimos. Muitas coisas acontecem, vemos as áreas onde podemos cair, e mesmo assim não tomamos os cuidados necessários.

Por fim, enquanto o Senhor testemunhava a verdade diante dos homens, Pedro, por três vezes, mentiu e o negou! Assentou-se no pátio entre os que acabavam de prender o seu Mestre e agora falavam contra Ele (Sl 69:12; Sl 1:1b). Como ele poderia testemunhar o Senhor Jesus nesta condição?

A cena é rica em detalhes na casa do sumo sacerdote, enquanto Jesus era interrogado pelo Sinédrio. O sumo sacerdote fala em nome de Deus e exige uma resposta do acusado à sua indagação, “Jesus, porém, permaneceu calado. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo em nome do Deus vivo que nos diga se é o Cristo, o Filho de Deus” (Mt 26:63 NVT).

Ao mesmo tempo, poucos metros distantes de Jesus, um dos seus discípulos não mostrou a mesma convicção e coragem. Pedro, três vezes, negou a Jesus.

“Muitas vezes temos a ideia de que Pedro negou Jesus simplesmente porque estava com medo. Mas foi Pedro (de acordo com Jo 18:10) que teve a coragem de puxar a espada contra soldados romanos! Ele estava disposto a sair num arroubo de glória, até que Jesus o deteve.”¹

Um simples olhar do Senhor quebra o coração do seu discípulo. Com certeza esse olhar é mais profundo do que qualquer repreensão, penetra sua consciência e começa ali uma obra de restauração. Esta negação, tão dolorosa para o Senhor, vem somar-se a todos os escárnios que sofreu (v. 63-65), a minha e a sua culpa sobre Ele.

Os homens perversos, diante dos quais Jesus estava agora, são obrigados a reconhecer por si mesmos que "o Filho do homem" (v. 69) é ao mesmo tempo "o Filho de Deus" (v. 70). Eis por que o Senhor Jesus pôde responder-lhes: "Vós dizeis que eu sou". É por isso também que eles são infinitamente mais culpáveis por tê-lo condenado depois de tais palavras!

Provavelmente aquelas pessoas tenham reconhecido Pedro como seguidor de Jesus, uma espécie de inimigo do povo, Pedro passou a ter medo. Imaginava que teria o mesmo castigo de Jesus, perderia sua vida. Porém é belo ver o ministério de Cristo através da vida de Pedro, alguém arrependido e remido por Cristo.

 

LEIA TAMBÉM
Sl 33.4; Sl 36.5; Hb 10.23; Sl 86.15; 2Tm 2.13; Sl 89.1

 

PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Como as oscilações nos ajudam na vida cristã?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor, nos perdoe pelas vezes que oscilamos e vacilamos na fé. Nos ajude a buscarmos uma constância diante do Senhor. Obrigado pela vida e ministério de Pedro e pela forma como o Senhor transforma vidas.

 

¹LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.