N.124 - INOCENTE CONDENADO

N.124 - INOCENTE CONDENADO
 

TEXTO BÍBLICO
Lucas 23.1-7
 

MEDITAÇÃO

Antes de começarmos, é muito claro que a Cruz em nada diminui a divindade de Cristo, vemos isso em Filipenses 2:6. Muito pelo contrário, é a maior e mais profunda demonstração do amor de Deus por nós. Jesus é Deus, e isso é algo imutável e superior à cruz.

Há uma outra verdade gloriosa exposta pelo apóstolo Paulo diz que Jesus “não julgou como usurpação o ser igual a Deus”, ou seja, não considerou a sua igualdade com Deus como “algo que deveria reter egoisticamente”.

A palavra grega aqui traduzida por “usurpação” é harpagmos. Essa palavra só aparece aqui em toda a Bíblia. Ela provém de um verbo que significa arrebatar ou aferrar-se. Jesus não se agarrou aos privilégios de sua igualdade com Deus, antes abriu mão dela por amor aos homens. Ralph Martin afirma que para o Cristo pré-encarnado, ao invés de imaginar que igualdade com Deus significa obter, ao contrário, ele deu – deu até tornar-se vazio.

A questão fundamental é, antes, que Cristo não usou sua igualdade com Deus como desculpa para auto-afirmação, ou autopromoção. Ao contrário, Ele a usou como ocasião para renunciar todas as vantagens ou privilégios que a divindade lhe proporcionava como oportunidade para um auto-empobrecimento e auto-sacrifício sem reservas.

Jesus não pensou em si mesmo, Ele pensou nos outros. Abriu mão de sua glória, desceu das alturas e usou seus privilégios para abençoar os outros.

A cruz era o mais infame dos suplícios e o castigo ordinário de ladrões de estradas, assassinos, traidores e escravos. Cícero, escritor romano, chamava-lhe “a mais cruel e atroz das condenações à morte”. O próprio nome ‘cruz’ era motivo de opróbrio, culpa e ignomínia.

Sabe qual é a recompensa de Jesus? Um povo redimido. A cruz não é um sinal de derrota, a cruz é um sinal e extrema vitória. Foi na cruz que Jesus expulsou os principados e potestades. Foi nessa cruz que Jesus justificou o seu povo. A nossa redenção custou alto para Deus, custou a vida do seu próprio filho.

O que você vai fazer com essa mensagem? Quem crer será salvo, quem não crer já está condenado, pois não existe outro salvador, não existe outro caminho.

Esse é o caminho para cruz, o caminho do justo pelos injustos. Onde vemos todo um governo sendo usado de forma errada para condenar o justo de Deus. Porém, o resultado final é salvação, que já fazia parte do propósito de Deus.

 

LEIA TAMBÉM
1Sm 15.22; Jo 14.15; Sl 18.44; Lc 6.46; At 5.29; Tg 1.22

 

PARA DISCUSSÃO EM GRUPO

  • Como lidamos com o nosso senso de justiça?


SUGESTÃO DE ORAÇÃO
Senhor, somos gratos pelo teu sacrifício, gratos pelo teu amor e bondade conosco. Nos ensine a viver de forma coerente com essa obra. E não nos deixe praticarmos injustiças que não produzem glória ao Senhor.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Celebração aos domingos: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Clementino - São Paulo, SP

Entre em Contato

(11) 5090-0447

cbmoema@cbmoema.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CBMOEMA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.